Beleza Lifestyle

Confira as dicas para cuidar da pele, olhos e cabelo no verão

Especialistas contam como se proteger dos raios solares na estação mais quente do ano

No verão, frequentar a piscina, a praia e pegar um bronze são as melhores opções para quem quer aproveitar a estação. E, apesar de relaxar ser tudo de bom, a pele, olhos e o cabelo são muito castigados por estar sempre expostos ao sol. Com tanto entretenimento é preciso ficar atento e, pensando nisso, preparamos algumas dicas de especialistas para você saber como se cuidar nesse calor.

 

Pele

Junto com a estação, vem a vontade de pegar um bronzeado e ficar com aquela marca de biquíni e sunga que todo mundo deseja, mas é necessário tomar alguns cuidados extras com a pele. A dermatologista da clínica Vanitá Vanessa França dá dicas importantes e ressalta a importância de se hidratar. “Hidratação é fundamental para nossa pele. A orientação é tomar bastante líquido. Além disso, é importante o uso de hidratantes faciais adequados para cada tipo de pele”, explica. O protetor solar também é fundamental. Com tanto sol, é importante ter um reforço extra para manter a pele protegida e bem hidratada. Como fazer isso? De acordo com a dermatologista, o certo é usar sempre o protetor de fator mais alto possível e reaplicar durante o dia, já que o suor e a água fazem ele perder a eficácia. Outros jeitos de se proteger com o uso de bonés e chapéus, ficar sempre perto de um guarda-sol e usar roupas ultravioleta.

O protetor solar é um dos produtos fundamentais na proteção da pele – Foto: Reprodução / Internet

 

Cabelos

Apesar de ser a época preferida dos brasileiros, é no verão que os cabelos ficam quebradiços, ressecados, sem brilho e com pontas duplas. O cabelo  sofre com os raios solares, o cloro da piscina, com o sal da água do mar, e, assim como a pele, precisam se atenção extra. No calor, a dica é apostar em produtos simples, que possuam protetor solar. De acordo com Lidiane Cotta, distribuidora da Vitiss Cosméticos, o leave-in é uma boa opção porque não pesa no fio e é multifuncional. Além dele, shampoos e condicionadores que têm componentes em sua fórmula que combinam vitaminas, podem fortalecer a nutrição. “O D-pantenol é um excelente ativo para regenerar profundamente a estrutura da fibra capilar, pois devolve a flexibilidade e elasticidade natural promovendo a hidratação intensa”, explica Lidiane.

Seguindo as dicas, é possível passar o verão com um cabelo bem cuidado – Foto: Reprodução / Internet

 

Olhos

Nesta época do ano, também é importante ficar alerta aos sinais que os olhos dão. Eles sofrem agressão da irradiação solar e também é preciso ficar ligado quando estiver na piscina ou no mar. O sol é um incomodo, principalmente para as pessoas que tem sensibilidade, então é importante usar óculos que protejam dos raios e ter muito cuidado na hora de comprar o acessório. Na água, é importante lembrar de não usar lentes de contato para mergulhar e usar óculos de natação para abrir os olhos embaixo d’água.  Alergias e irritações oculares são incômodos bastante comuns e podem ser evitados com os cuidados certos. As crianças precisam de um cuidado redobrado e, segundo a médica oftalmologista do Hospital dos Olhos de Pernambuco (HOPE) Bruna Ventura, as crianças tem têm uma tendência maior a alergias e apresentam sintomas, principalmente se forem alérgicas ao cloro ou à agua salgada, então é preciso ensinar que não se deve abrir o olho em baixo da águe e, caso aconteça de haver uma irritação, lavar com soro fisiológico. Caso persista, levar para um oftalmologista. É importante lembrar que são precisos alguns cuidados com o soro fisiológico. “Após 10 ou 15 dias na geladeira, o soro tem que ser descartado.”, afirma Bruna. Bonés também são uma outra opção para proteger os olhos.

É importante escolher um bom óculos de sol para garantir a puma boa proteção contra os raios solares – Foto: Reprodução / Internet

Com tantas dicas, o que resta é aproveitar o verão – mas com cuidado -, né?

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar