Acontece

Álvaro Dantas explica os tipos e como tratar o Glaucoma

O oftalmologista Álvaro Dantas contou tudo sobre Glaucoma para o site RJ - Foto: Reprodução YouTube
O oftalmologista falou, em entrevista exclusiva ao site RJ, sobre todas as possibilidades de prevenção e do cenário do País em relação à doença
Das doenças de olho mais silenciosas, o Glaucoma se desenvolve sem que a pessoa nem perceba a alteração. O oftalmologista Álvaro Dantas, nome à frente do Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste (Ícone) e referência no Brasil e no exterior, revelou, em entrevista exclusiva ao site RJ, o que caracteriza o problema, os tipos que existem e todas as possibilidades de tratamento e prevenção.
Referência também no exterior, Álvaro revelou, em entrevista à titular deste site, Roberta Jungmann, quais são os tratamentos possíveis para quem tem Glaucoma – Foto: Reprodução YouTube
O Glaucoma tem origens que diferenciam cada caso. O de Ângulo Fechado ou Agudo é caracterizado pelo estreitamento dos canais de saída do líquido. O resultado é uma pressão ocular alta e um processo extremamente doloroso. “Provoca uma dor insuportável. É considerada uma das dores mais fortes que o ser humano pode sentir”, conta o especialista.
O tratamento com laser é dos mais eficazes no tratamento do Glaucoma Agudo – Foto: Ícone/Divulgação
É diante desse quadro que as consultas com o oftalmologista devem ser regulares, principalmente depois dos 40, quando é mais comum ter a doença. Álvaro explica, no entanto, que esse tipo de Glaucoma é cada vez menos comum, porque o tratamento é mais simples e rápido: “Nesses casos, um laser pode prevenir essas alterações anatômicas”. E a própria cirurgia de catarata elimina o risco.
Laser pode impedir desenvolvimento de Glaucoma Agudo – Foto: XVivo/Divulgação
A forma mais comum da doença é a crônica: ocorre um aumento lento na pressão ocular, o que pode ocasionar um dano permanente no nervo óptico. “A indicação de uma cirurgia de Glaucoma é muito interessante porque ela pode melhorar a qualidade de vida da pessoa”, conta Álvaro, que chama atenção para a necessidade do paciente da doença de precisar viver à base de colírios. “Ao fazer a cirurgia, ele se liberta daquela obrigação diária de estar pingando colírio o tempo todo, que inflama os olhos, deixa vermelhos”, destaca.
Para situações mais severas de Glaucoma, a aplicação de stent pode resolver – Foto: Divulgação

 

O stent para olhos é a menor prótese para humanos – Foto: Divulgação

Álvaro Dantas já usa no Ícone as técnicas chamadas de “MIGS”, sigla em inglês para “Cirurgias de Glaucoma Minimamente Invasivas”. São procedimentos extremamente rápidos, que levam de um a dois minutos. Existe, por exemplo, o implante de “stent” nos canais de saída. “É a menor prótese humana que existe”, revela o especialista. O pós-operatório também é dos mais tranquilos: praticamente não alteram a visão, não ocorre inflamação.

Assista ao vídeo e saiba mais:

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Video_Widget”][/siteorigin_widget]

Serviço 

ICONE – Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste
Endereço: 1º e 2º andar, R. Barão de Souza Leão, 425 – Boa Viagem, Recife – PE
Telefone: (81) 2138-0080

LEIA MAIS:

Oftalmo: Álvaro Dantas explica como dar adeus aos óculos de grau

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz