Acontece

Álvaro Dantas explica os tipos e como tratar o Glaucoma

O oftalmologista Álvaro Dantas contou tudo sobre Glaucoma para o site RJ - Foto: Reprodução YouTube
O oftalmologista falou, em entrevista exclusiva ao site RJ, sobre todas as possibilidades de prevenção e do cenário do País em relação à doença
Das doenças de olho mais silenciosas, o Glaucoma se desenvolve sem que a pessoa nem perceba a alteração. O oftalmologista Álvaro Dantas, nome à frente do Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste (Ícone) e referência no Brasil e no exterior, revelou, em entrevista exclusiva ao site RJ, o que caracteriza o problema, os tipos que existem e todas as possibilidades de tratamento e prevenção.
Referência também no exterior, Álvaro revelou, em entrevista à titular deste site, Roberta Jungmann, quais são os tratamentos possíveis para quem tem Glaucoma – Foto: Reprodução YouTube
O Glaucoma tem origens que diferenciam cada caso. O de Ângulo Fechado ou Agudo é caracterizado pelo estreitamento dos canais de saída do líquido. O resultado é uma pressão ocular alta e um processo extremamente doloroso. “Provoca uma dor insuportável. É considerada uma das dores mais fortes que o ser humano pode sentir”, conta o especialista.
O tratamento com laser é dos mais eficazes no tratamento do Glaucoma Agudo – Foto: Ícone/Divulgação
É diante desse quadro que as consultas com o oftalmologista devem ser regulares, principalmente depois dos 40, quando é mais comum ter a doença. Álvaro explica, no entanto, que esse tipo de Glaucoma é cada vez menos comum, porque o tratamento é mais simples e rápido: “Nesses casos, um laser pode prevenir essas alterações anatômicas”. E a própria cirurgia de catarata elimina o risco.
Laser pode impedir desenvolvimento de Glaucoma Agudo – Foto: XVivo/Divulgação
A forma mais comum da doença é a crônica: ocorre um aumento lento na pressão ocular, o que pode ocasionar um dano permanente no nervo óptico. “A indicação de uma cirurgia de Glaucoma é muito interessante porque ela pode melhorar a qualidade de vida da pessoa”, conta Álvaro, que chama atenção para a necessidade do paciente da doença de precisar viver à base de colírios. “Ao fazer a cirurgia, ele se liberta daquela obrigação diária de estar pingando colírio o tempo todo, que inflama os olhos, deixa vermelhos”, destaca.
Para situações mais severas de Glaucoma, a aplicação de stent pode resolver – Foto: Divulgação

 

O stent para olhos é a menor prótese para humanos – Foto: Divulgação

Álvaro Dantas já usa no Ícone as técnicas chamadas de “MIGS”, sigla em inglês para “Cirurgias de Glaucoma Minimamente Invasivas”. São procedimentos extremamente rápidos, que levam de um a dois minutos. Existe, por exemplo, o implante de “stent” nos canais de saída. “É a menor prótese humana que existe”, revela o especialista. O pós-operatório também é dos mais tranquilos: praticamente não alteram a visão, não ocorre inflamação.

Assista ao vídeo e saiba mais:

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Video_Widget”][/siteorigin_widget]

Serviço 

ICONE – Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste
Endereço: 1º e 2º andar, R. Barão de Souza Leão, 425 – Boa Viagem, Recife – PE
Telefone: (81) 2138-0080

LEIA MAIS:

Oftalmo: Álvaro Dantas explica como dar adeus aos óculos de grau