Política

Ex-prefeito João da Costa assume mandato na Câmara Municipal

João da Costa - Foto: Reprodução/Instagram
A posse será no dia 1º de fevereiro na Casa José Mariano

O ex-prefeito do Recife, João da Costa, retorna para a atividade parlamentar. Como estava na suplência do PT, toma posse no lugar de Marília Arraes, que foi eleita deputada federal, nesta sexta. Volta a ter vez e voz no Partido dos Trabalhadores. É tal reviravolta da política. Um dia se está embaixo e no outro se retorna ao poder. Também vão tomar posse no dia 1º como vereadores na Casa José Mariano: Samuel Salazar (PRTB), no lugar de Marco Aurélio, Wilton Britto (PP), que assume a vaga de Romero Albuquerque e Goretti Queiroz, que ficou no espaço antes ocupado  por Wanderson Florêncio.

 

O histórico de João da Costa 

Natural de Angelim, João da Costa cursou agronomia na UFRPE e administração na UFPE, e, já na faculdade, teve uma forte atuação na política estudantil, participando do Diretório Central dos Estudantes das duas instituições.

Diferente do seu pai, João da Costa Bezerra que foi vereador, prefeito, presidente da Câmara Municipal de Angelim e sempre militou na direita, o ex-prefeito do Recife é a exceção da família em questões ideológicas e é filiado ao PT desde o início dos anos 80.

Em 2001, João Paulo, seu colega desde a época em que fez parte do Diretório Central dos Estudantes da Rural, se elegeu deputado e convidou João da Costa para gerir a Secretaria de Orçamento Participativo e, em 2005, coordenar a Secretaria de Planejamento Participativo.

No ano seguinte João da Costa foi eleito o deputado estadual mais votado do recife e em 2008 se elegeu à prefeitura do recife, ganhou logo no primeiro turno, com 51, 54% dos votos válidos.  Ele permaneceu no cargo até dezembro de 2012, sendo substituído por Geraldo Júlio. Depois de 5 anos, João da Costa tem a oportunidade de voltar para a política, ficando no lugar de Marília Arraes.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar