Malas Prontas

Caribe colombiano: saiba a melhor época para viajar

O local fica bem próximo à linha do Equador, por isso, muito cuidado para não ter surpresas - Foto: Divulgação
O local fica bem próximo à linha do Equador, por isso, muito cuidado para não ter surpresas

A Colômbia fica próxima à linha do Equador, então isso quer dizer que ela não possui as quatro estações do ano bem definidas. Se você está pensando em visitar o Caribe colombiano nas suas próximas férias, é necessário ficar atento para não ter surpresas.

O local fica entre a América do Sul e a América Central, sendo considerado um oceano semiaberto. Algumas das suas principais regiões urbanas são Cartagena das Índias, Bogotá, Medellin, Santa Marta, Barranquilla e Valledupar. Mas o Caribe colombiano também tem muitas ilhas, como Ilha da Providência, San Andrés, Ilha do Rosário e Santa Catalina.

O clima tropical se baseia em dois períodos: no verão, que é a melhor época para viajar, e no inverno, que geralmente é marcado por chuvas frequentes. É necessário se atentar a altitude do país que você irá, pois a temperatura cai conforme a altitude em relação ao mar aumenta. Basicamente, a cada mil metros de altitude, a temperatura cai seis graus. Mas, vamos ao ponto: confira, abaixo, a melhor época para viajar para cada região da Colômbia.

Bogotá

Bogotá – Foto: Divulgação

Bogotá é a capital da Colômbia. O clima por lá é mais ameno, já que a altitude da cidade é alta. A temperatura anual fica, em média, entre 14ºC e 20ºC. A época de chuva será entre os meses de março e maio e entre outubro e novembro. O clima seco e mais quente, com máxima de 20ºC, geralmente é entre dezembro e fevereiro e entre junho e setembro.

San Andrés

San Andrés – Foto: Divulgação

Se você escolher San Andrés, a maioria dos seus passeios será na praia. Então, o ideal é viajar em uma época que tem menos probabilidade de chuvas. O período dela é entre abril e junho e a segunda temporada entre setembro e novembro. Por isso, fuja destes períodos!

Cartagena

Cartagena – Foto: Divulgação

O período de seca em Cartagena também vai de dezembro a abril. Já o mês que mais chove por lá é em outubro. Durante todo o ano, a temperatura não oscila muito, fica entre 23ºC e 31ºC. Mas, falando no geral do Caribe colombiano, a época mais chuvosa é em meados de setembro até início de novembro. Por ser a época com mais chuvas, o risco de perder alguns passeios é maior.

Todo o país

Colômbia – Foto: Divulgação

Se você quer fazer um verdadeiro tour por lá, de dezembro a abril é o melhor período para embarcar nesta viagem. Pode ser até que você pegue algum dia ou outro de chuva, já que não dá para prever a natureza, mas, geralmente, esta é a época mais seca. Em abril começa o período de chuvas em Bogotá, mas ainda dá para aproveitar. Já de maio a agosto, são meses que podem chover ou não. Digamos que são meses imprevisíveis e, por isso, não dá para ter muita noção.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar