Acontece

Katia Mesel lança filme no Dia da Mulher e seu aniversário

Katia Mesel já foi homenageada pelo Cine PE - Foto: Reprodução
A cineasta leva o seu documentário "PARTO SIM!" para o Cinema do Museu, nesta sexta-feira (8), às 20h

Katia Mesel lança o seu documentário “PARTO SIM” nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, no Cinema do Museu, em Casa Forte. A sessão começa às 20h e terá gostinho especial para a cineasta, uma vez que, além da data emblemática, é também o seu aniversário. Sem dúvida, Mesel será muito prestigiada na ocasião.

O filme ganha o telão do Cinema do Museu, nesta sexta (8) – Foto: Divulgação

PARTO SIM!

Os quinze minutos da história misturam gêneros de documentário e ficção para dar vida a Lia (Laís Vieira), nativa de Fernando de Noronha que entra nos últimos momentos da gravidez e precisa deixar a Ilha para ter seu bebê no continente, pois não há estrutura para uma concepção no hospital local. A motivação para abordar o tema veio das visitas que a diretora fez ao arquipélago, em 2005, durante as filmagens do filme “O Rochedo e a Estrela.”

Mais tarde, entre 2010 e 2012, retornou algumas vezes à Ilha com o tempo mais livre e se aprofundou nas histórias. Sentiu, escutou e presenciou a realidade dos nativos, e a grande reclamação era da falta de possibilidade de dar à luz nos hospitais locais e do custo da deslocação para o continente. Além da temática central da gravidez, o curta toca em assuntos como a separação do ser humano da natureza, o alto custo de vida para quem mora na Ilha, licença maternidade, mergulho e empatia.