Acontece

Abre da expô “Assucar” iniciou festejos dos 70 anos da Fundaj

Alfredo Bertini tirando a fita da exposição "Assucar" ladeado por Gilberto Freyre Neto e Sônia Freire - Foto: Divulgação
A mostra, inspirada na icônica obra de Gilberto Freyre, teve vernissage nesta sexta-feira (15)

O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Alfredo Bertini, deu início, nesta sexta-feira (15), às comemorações dos 70 anos da Fundaj e 40 do Museu do Homem do Nordeste com o vernissage da exposição “Assucar”, em reverência à icônica obra de Gilberto Freyre, que completa 80 anos em 2019. A programação teve início justamente com o corte da fita, na Sala Mauro Mota.

A cerimônia de abertura reuniu discursos de personalidades próximas a Fundaj que celebraram o legado do autor. “Todas as homenagens a Freyre hoje e sempre, porque a partir dele passamos a compreender e valorizar nossa cultura. Temos o dever de nunca deixar morrer essa chama que foi acesa,” comentou a imortal da Academia Pernambucana de Letras Maria Lectícia Cavalcanti. Já o neto do escritor e secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre Neto, afirmou que no caminho, o patrono da casa e seu avô está protegendo, patrocinando e induzindo todos a um comportamento de avanço. Também presente a filha de Freire, Sônia.

O abre da solenidade na Fundaj – Foto: Divulgação

Exposição Assucar

Alfredo Bertini juntou-se a Sônia e Gilberto Freyre Neto para desfazer o laço que abriu as portas exposição Assucar. A sala Mauro Mota, decorada com folhas e canas de açúcar, trouxe à vida o universo do livro e reuniu peças do acervo do Museu do Homem do Nordeste que remetiam à culinária nordestina tradicional.

Após a exposição, o público seguiu para a segunda parte da experiência: provar as comidas que Freyre menciona em sua obra. Bolo de rolo, doces de caju, banana, batata doce, goiaba e jaca, bolo de milho, doce de leite, queijo do reino e muitas outras delícias compuseram uma grande mesa de café da manhã no pátio do casarão Solar Francisco Ribeiro Pinto Guimarães.

Exposição “Assucar” – Foto: Divulgação
Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz