Acontece

Justiça manda soltar ex-presidente Michel Temer

Temer foi preso na última quinta-feira (21) - Foto: Divulgação
A decisão também inclui a liberdade do ex-ministro Moreira Franco

O desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, determinou, nesta segunda-feira (25), soltar o ex-presidente Michel Temer, de acordo com o advogado Eduardo Canelós, que informou aos aliados do emedebista. Athié é relator do habeas corpus dos advogados de Temer, que contestam o decreto de prisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, responsável pela Operação Lava Jato. A decisão também inclui a liberdade do ex-ministro Moreira Franco.

Athié havia pedido que o caso fosse incluído na pauta de julgamento do tribunal, nesta quarta-feira (27), para que a decisão sobre o habeas corpus fosse colegiada. Porém, ao conceder a liberdade, ele se antecipou.

Michel Temer foi preso na última quinta-feira (22) em investigação que mira supostas propinas de R$ 1 milhão da Engevix, no âmbito da Operação Descontaminação, desdobramento da Lava Jato. O ex-ministro Moreira Franco (MDB) e outros oito sob suspeita de intermediar as vantagens indevidas ao ex-presidente também foram detidos preventivamente.

A investigação apura supostos crimes de formação de cartel e prévio ajustamento de licitações, além do pagamento de propina a empregados da Eletronuclear. O inquérito voltado para Temer e seus aliados tem como base as delações do empresário José Antunes Sobrinho, ligado à Engevix.