Acontece

Bolsonaro decidiu demitir Vélez Rodriguez, diz jornalista

Ricardo Vélez - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Nesta quarta-feira (27), em audiência na Câmara, Vélez foi duramente criticado por parlamentares

Ricardo Vélez Rodriguez, ministro da Educação, foi demitido do cargo. A informação foi divulgada pela jornalista Eliane Cantanhêde na Globo News na noite desta quarta-feira. “Bolsonaro decidiu demitir o ministro da Educação, Velez Rodrigues. Os motivos são óbvios”, disse ela pelo Twitter.

Durante audiência Pública na Câmara nesta quarta-feira, 3, Vélez Rodriguez disse que não tinha disposição de deixar o cargo. As recentes mudanças no MEC, com exonerações de cargos de confiança,  as respostas vagas e a falta de clareza na apresentação de programas da pasta foram criticados pelos parlamentares presentes .

“É inaceitável que país como o nosso, com problemas tão grandes na educação e com consenso de que educação é a solução para o país, o senhor tenha feito tantas demissões e exonerações em função de disputas [internas] de grupos políticos [no ministério]”, disse o líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).

Em sua defesa, o ministro disse que não cabe a ele saber “de cor e salteado” números que envolvam sua pasta. “Muitos pediram para eu sair, mas não vou sair. Por que é um passeio às ilhas gregas, não? O cargo é um abacaxi do tamanho de um bonde. Mas topei o convite porque quero devolver ao país o que ele fez por mim”.

A deputada federal Tabata Amaral, do PDT, também se mostrou muito insatisfeita e criticou o despreparo de Vélez. “Não é possível, passados três meses, que o senhor apresente um Power Point com dois, três desejos para cada área da Educação”, diz. “Eu esperava muito mais do senhor em três meses de trabalho”, afirmou. Novata no Parlamento, continuou: “Eu também estou no meu primeiro mandato, também estou aqui para construir, mas saio dessa reunião extremamente decepcionada.” Ela finaliza sua fala solicitando que, caso não houver capacidade de Vélez para administrar o Ministério da Educação, que deixe o cargo.

Vélez não se calou e fez questão de responder. Se a senhora não esperar resposta, para que faz perguntas? Eu já respondi a várias, mas não quiseram ouvir”, afirma. “A única coisa que posso dizer é que não saio. Só me demito se o presidente da República me pedir”, concluiu.