Malas Prontas

Primavera em Paris: dicas para curtir a cidade na época

Paris - Foto: Filipe Alho/Reprodução

Paris na primavera pode ser uma verdadeira experiência de cinema! Por lá, a época é literalmente “cor de rosa”. As nuances e os tons rosados se devem, em boa parte, à flor de cerejeira, a característica a árvore local, que pode ser vista em dezenas de ruas, praças e parques. Além de ficar mais bonita do que nunca, as temperaturas amenas também fazem de Paris uma ótima pedida na primavera.

É nesta época que os passeios ao ar livre se tornam ainda mais especiais. Pensando nisto, separamos algumas dicas para você que deseja visitar Paris entre março e junho, período da primavera por lá. Em março, o clima ainda é mais frio e as temperaturas ficam entre os 12°C e os 5°C. E, a cada mês, os termômetros vão aumentando gradualmente. Em maio – o ápice da estação -, a temperatura média máxima fica em 19°C, enquanto a mínima bate a casa dos 11°C. Em um único dia, é provável que você sinta frio e calor várias vezes.

ATRAÇÕES DA PRIMAVERA

Não é preciso muito para admirar a estação em Paris. Afinal, as ruas já estarão floridas e perfumadas e qualquer atividade ao ar livre será ideal para aproveitar a primavera. Separamos alguns lugares:

La Maison Rose

La Maison Rose – Foto: Divulgação

O restaurante La Maison Rose fica na Rue de L’Abreuvoir. Como o próprio nome diz, o estabelecimento funciona em uma casa rosa, que é pequenina, mas muito charmosa. O restaurante cor-de-rosa como as flores da cerejeira tem um menu a la carte completo, com preços bem mais atrativos do que nas regiões mais centrais da cidade.

Alugue uma bicicleta!

Estação Vélib – Foto: Divulgação

A primavera é uma das estações mais aguardada pelos franceses, pelo fim do clima gelado do inverno e porque as ruas ficam mais coloridas e alegres. Para contemplar esse cenário inspirador, nada melhor do que dar um passeio de bicicleta pelas charmosas ruas de Paris. A cidade tem o sistema de aluguel de bicicletas mais famoso do mundo, o Vélib.

Há estações para pegar e devolver as bikes a mais ou menos 300 metros uma da outra. Para alugar a sua, é preciso ir até um dos pontos onde as bicicletas ficam estacionadas, onde você verá um totem computadorizado. A máquina só aceita cartão de crédito.

Casa e jardins de Monet

Casa e jardins de Monet – Foto: Divulgação

É na primavera que a tão aguardada reabertura da Fundação Claude Monet acontece. Ela está localizada a casa que morou o famoso pintor e também os jardins que inspiraram as suas obras mais famosas. A propriedade é situada em Giverny, cidade nos arredores de Paris.

O espaço fica fechado entre os meses de novembro e março, funcionando na primavera e no verão. O passeio é imperdível, não só para quem quer contemplar a estação das flores, mas para todos os amantes das artes plásticas. O ingresso custa 9,50 euros (adultos) e 5,50 euros (crianças maiores de 7 anos). Pacotes que incluem outras atrações, como os três museus que estão situados na casa de Monet, custam mais e podem ser consultados no site da fundação. Para quem tem pouca familiaridade com a obra do pintor, uma visita ao Museu da Orangerie (um dos que fica na propriedade) é altamente indicada.

Jardin des Plantes

Jardin des Plantes – Foto: Divulgação

A ida ao Jardin des Plantes pode ser bem didático e florido,  já que no espaço há um museu de história natural e também o jardim botânico da cidade. Por lá, você encontrará árvores históricas (como uma Metasequoia plantada em 1948), plantas nativas e ainda um apaixonante jardim de rosas, que parece até ser o cenário de um filme de época.

O Jardin des Plantes ainda conta com uma Escola de Botânica em suas dependências e até mesmo um pequeno zoológico. Uma dica importante para visitar o local é comprar os ingressos antecipados pelo site. Mas, se preferir, leve dinheiro e escolha o que quer visitar, já que cada atração tem ingresso à parte.

Parc Floral

Parc Floral de Paris – Foto: Divulgação

O Parc Floral fica localizado na região do Bosque de Vincennes. Se você for viajar com crianças, a ida ao local é o programa ideal. É uma enorme área verde, cheia de atrativos para os pequenos. Além dos parques com brinquedos infantis, é possível alugar bicicletas e conhecer o espaço enquanto pedala. Durante a primavera, a entrada é gratuita. Os visitantes só pagam ingresso para conhecer o Parc Floral nos meses de verão (de junho a setembro).

O QUE VESTIR NA PRIMAVERA EM PARIS?

Na primavera, em Paris, os dias são quentes e agradáveis com um solzinho gostoso no céu, mas também chove bastante. Por isso, você vai precisar estar preparado para esta época do ano por lá. A dica principal é se vestir em camadas, mas com tecidos mais leves e arejados. Aposte em camisas de manga longa por baixo e uma jaqueta ou casaquinho leve por cima. Sapatos como tênis, sapatilhas ou oxford, são recomendados pelo conforto e para o caso de chover.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar