Romero de Andrade Lima comanda o vernissage da sua exposição “A Lição de Botânica” nesta quarta-feira (10), às 19h, na Galeria Suassuna. A mostra, inspirada em tela homônima que o artista pintou há 30 anos, reúne 21 trabalhos em celebração ao amor pela natureza. A ideia de retomar a produção com a temática surgiu espontaneamente. Romero encontrou alguns estudos de obras e pedaços de telas antigas em que havia testado a colagem de folhas. “Para minha surpresa, elas (as folhas) estavam preservadas, como quando recém-incorporadas às pinturas”, comenta.
Alguns quadros têm flores, folhas e sementes fixadas na superfície pintadas e outros são em pintura pura que esses elementos da natureza aparecem. “O apreço pelo tema sempre esteve vivo. Sempre tive o costume de guardar galhos, folhas, flores e sementes. Além disso, tenho uma coleção de livros sobre o tema que estou sempre consultando”, revela o artista.
Romero, como já virou tradição, também presta homenagem a seus mestres que também buscaram inspiração na natureza. Van Gogh com seus girassóis, Brennand com sua vegetação da Zona da Mata, Renoir com seu “mundo florido” e Klimt com suas florestas imaginárias são alguns destes exemplos.
Adicionar comentário