Entrevista

Curso de Odontologia da FPS ganha nota máxima do MEC

O curso será iniciado em breve - Foto: Divulgação
O curso será iniciado em breve e traz metodologia de ensino revolucionária na área da odontologia

Por Roberta Jungmann

A Faculdade Pernambucana de Saúde vai lançar, muito em breve, o curso de Odontologia, com o método de aprendizado baseado em problemas, laboratórios inovadores e tecnologia de realidade virtual, conhecido como método ABP. O curso recebeu a avaliação 5 do Ministério da Educação, considerada a nota máxima do MEC. Vale salientar que é o único do País com esta classificação.

A formação ocorre no período de cinco anos e as turmas serão formadas por 60 alunos a cada semestre, com diferencial de laboratórios ultramodernos, consultório odontológico equipado com câmera intraoral e outro com 60 simuladores, além de equipamentos de radiografia odontológica, softwares de imagens e atividades práticas desde o primeiro semestre. Outra inovação é o laboratório de comunicação, que prepara o futuro profissional para se relacionar com pacientes, equipe de trabalho, comunidade e meios de comunicação.

Corpo docente

O corpo docente é formado por mestres e doutores com participação em grupos de pesquisa certificados pelo CNPq, vasta experiência em docência e práticas profissionais. Batemos um papo com Manoela Figueira, coordenadora do curso de Odontologia da FPS, doutora em Odontologia pela UFPE e especialista em docência no ensino superior. Ela nos fala que o objetivo principal do curso é formar um cirurgião-dentista com competências voltadas para o desenvolvimento intelectual e profissional com atenção à saúde, qualidade e humanização do atendimento.

Os laboratórios equipados com o que há de melhor na área realmente são o diferencial – Foto: Divulgação

Metodologia de ensino

O método de ensino utilizado nos cursos é o da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que consiste em estimular o estudante a aprender por si próprio num processo semelhante ao da investigação científica. Orientando-o e fornecendo-lhe as condições e os meios em vez de transmitir o conhecimento da maneira tradicional.

Foto: Divulgação

Ingresso no curso

O ingresso no curso de Odontologia da FPS ocorrerá de várias maneiras: 1- Via vestibular; 2- A através de adesão ao PROUNI e FIES; 3 – Seleção para vagas remanescentes, via ENEM ou portadores de diploma.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar