Acontece

Pete Buttigieg quer ser o primeiro presidente gay dos EUA

Caso ganhe, Pete será o mais jovem presidente dos EUA e o primeiro declaradamente gay - Foto: Divulgação
O prefeito de South Bend, pequena cidade em Indiana, já confirmou participação nas primárias do Partido Democrata

Pete Buttigieg pode entrar para a história por dois feitos inéditos em 2020. O prefeito de South Bend, pequena cidade em Indiana, quer ser candidato à presidência dos Estados Unidos. E é aí que está a questão: caso ganhe, além de ser o mais jovem, com 37 anos, a ocupar a posição também será o primeiro declaradamente gay a assumir.

Foto: Divulgação

O político já anunciou a sua pré-candidatura e oficializou, domingo (14), a participação nas primárias do Partido Democrata. “Reconheço a audácia de fazer isso sendo um jovem prefeito do Meio-Oeste”, disse Buttigieg ao fazer o anúncio a um grupo de apoiadores. “As forças de mudança em nosso país [Estados Unidos] hoje são tectônicas. Forças que ajudam a explicar o que tornou a Presidência atual possível. É por isso que, desta vez, não se trata apenas de ganhar uma eleição, e sim, de ganhar uma era”, ressaltou. “É hora de nos afastarmos dos políticos do passado e nos aproximarmos de algo totalmente diferente”, exaltou.

Sobre Pete

Pete é formado em História e Literatura pela Universidade de Harvard, fala sete idiomas e serviu como reservista da Marinha no Afeganistão. Aos 29 anos, foi eleito prefeito e trocou as alianças com o professor universitário Chasten Glezmen em 2018.

O casamento ocorreu em 2018 – Foto: Divulgação
O político é casado com o professor universitário Chasten Glezmen – Foto: Divulgação