Acontece

Aos 92 anos, Lucio Mauro morre no Rio

O ator Lúcio Mauro morreu neste sábado no Rio de Janeiro - Foto: Reprodução
O ator e comediante estava internado há cerca de dois meses no Rio de Janeiro

Lúcio Mauro faleceu, aos 92 anos, na noite deste sábado (11) no Rio de Janeiro. O ator e comediante estava internado em um hospital da capital carioca há dois meses devido a problemas respiratórios. Filho do artista, o também ator Lúcio Mauro Filho lamentou a morte do pai pelas redes sociais. No Instagram, fez texto de despedida e agradecimento, citando inclusive o Recife, onde o ator iniciou a carreira de comediante. Confira:

View this post on Instagram

Por volta das 22 horas deste sábado, meu amado pai serenou. Ele merecia esse descanso. Lucio Mauro teve uma vida linda, uma carreira vitoriosa, 5 filhos, 5 netos, dois casamentos, com Arlete e Lu, duas mulheres fantásticas que se tornaram amigas e mantiveram essa família unida. Papai foi um pioneiro, saiu do teatro de estudante lá no Pará, foi pro Recife, fez rádio, inaugurou a televisão no Nordeste e de lá, veio para o Rio de Janeiro pra se tornar um dos maiores artistas deste país. Me influenciou em tudo. O homem que sou, o artista, o pai de família, o amigo. Eu nada seria sem seus ensinamentos. Tivemos o prazer de trabalhar juntos, na TV, no Teatro, no Cinema e na Publicidade. Rodamos o Brasil colocando nossas vidas a serviço da arte, em “Lucio 80-30”, quando ele teve a chance de dividir o palco com os filhos. Não faltou nada. Há três anos ele sofreu um AVC. Foi forte e resistiu. Mas já não era a mesma coisa. Preso a uma HomeCare, ele lutou até suas últimas forças. Ainda teve a alegria de conhecer Liz, a neta inesperada que chegou pra promover o ciclo da vida. Estava internado há quase quatro meses. A esticada foi longa e sofrida. Agora só restava o descanso que ele tanto merece. Meus agradecimentos á todos os funcionários da Clínica São Vicente, onde papai sempre foi cuidado com carinho e profissionalismo. Á Rede Globo pela parceria e lealdade. Nós ficamos por aqui, celebrando sua existência e seguindo com seu legado. Vai com Deus meu velho. Vai se juntar a Chico, Agildo, Silvino, Rogerio, Miele e tantos outros, para juntos fazerem cócegas nas estrelas. Obrigado por tudo! Viva Lucio Mauro! ✨ #VivaLucioMauro

A post shared by Lucio Mauro Filho (@luciomaurofilhooficial) on

Lúcio Mauro, o nome artístico de Lúcio de Barros Barbalho, nasceu no dia 14 de março de 1927, em Belém do Pará. Começou a carreira aos 20 anos, quando, foi convidado a integrar a companhia teatral de Mário Salaberry. No entanto, o projeto, que previa viajar diversas cidades do Brasil, não deu certo porque o diretor do elenco morreu em um acidente durante a viagem.

Então, o jovem ator veio para o Recife, cidade por qual tinha bastante carinho. Aqui, iniciou a trajetória como comediante ao lado de Barreto Júnior. Depois se mudou para o Rio de Janeiro, onde entrou para a Rede Globo no ano de 1966. Lá, fez fez parte do elenco dos principais programas humorísticos da emissora.

No programa “Balanço Mais Não Cai”, de 1968, viveu, ao lado da atriz Sonia Mamede que interpretava a “Ofélia”, o personagem “Fernandinho”, um de seus quadros mais populares.

Lúcio Mauro atuou ainda ao lado do mestre Chico Anysio nos programas “Chico City” (1973) e “Escolinha do Professor Raimundo” (1990 a 1994). Integrou também o elenco de “Os Trapalhões” (1989).