Acontece

Moro vai assumir vaga no STF

Bolsonaro prometeu ao ministro Sérgio Moro vaga no STF
O ministro da Justiça e Segurança Pública deve assumir o cargo em novembro de 2020

Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (23) que prometeu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, uma indicação para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). “Eu fiz um compromisso com ele, porque ele abriu mão de 22 anos de magistratura. Eu falei: ‘A primeira vaga que tiver lá [no STF], está à sua disposição'”, disse o presidente, em entrevista ao programa do jornalista Milton Neves na rádio Bandeirantes.

O primeiro ministro que deve deixar o Supremo é o decano Celso de Mello, que completa 75 anos – idade de aposentadoria obrigatória – em novembro de 2020. “Eu vou honrar esse compromisso. Caso ele [Moro] queira ir pra lá [STF], será um grande aliado. Não do governo, mas dos interesses do nosso Brasil dentro do STF”, prometeu Bolsonaro. A segunda vaga  que deve ficar disponível na Corte é a de Marco Aurélio Mello, que deve se aposentar em julho de 2021.

O ministro da Justiça não se manifestou sobre as declarações de Bolsonaro. Caso o presidente cumpra com o prometido, o ex-juiz da Lava Jato não será o primeiro ministro da Justiça a trocar a pasta pelo Supremo. Recentemente Alexandre de Moraes, ex-ministro da Justiça no governo Temer, assumiu a vaga de Teori Zavascki, que morreu em janeiro de 2017. Após a promulgação da Constituição, em 1988, houveram outros casos como os do ex-ministros do STF Paulo Brossard, Maurício Corrêa e Nelson Jobim, que chefiaram a pasta da Justiça nos governos José Sarney, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, respectivamente.