Acontece

Santa Joana Recife completa 40 anos de pioneirismo em medicina

Hospital Santa Joana Recife - Foto: Divulgação
Para comemorar o aniversário, a instituição, que é modelo hospitalar no Estado, se une ao Americas Oncologia, referência nacional na especialidade

O Hospital Santa Joana Recife (HSJR) comemora seus 40 anos de trajetória em medicina hospitalar. Para celebrar a data, a instituição, reconhecida como um dos complexos hospitalares mais importantes do país, vai receber o Americas Oncologia, já referência em todo o Brasil na especialidade. Integrado por equipe multiprofissional, o Americas Oncologia reúne nutricionistas, psico-oncologistas, radiologistas, cirurgiões e farmacêuticos, através de uma perspectiva integral do bem-estar dos pacientes, prevenindo intercorrências, atenuando efeitos colaterais e potencializando o sucesso do tratamento.

Para Raphael Brandão, diretor do Americas Oncologia, a incorporação do centro vai proporcionar grandes ganhos na saúde do Estado, fortalecendo ainda mais o Santa Joana Recife como hospital de referência médica. “A implantação deste centro vai trazer aos pacientes oncológicos de Pernambuco um modelo de atenção completa, contribuindo para a melhoria de seus resultados clínicos”, destaca.

40 anos de atuação

O Hospital Santa Joana Recife, desde sua fundação, em 1979, sempre se destacou na área médica pelo seu pioneirismo. Em 1995, foi criado o Santa Joana Recife Diagnóstico (SJRD), referência no diagnóstico por imagem, já que conta com duas unidades e oferece mais de 400 exames.  A partir de 1999, a instituição começou a oferecer sua Multiemergência, famosa pelos procedimentos em casos de acidentes graves por realizar o atendimento a politraumatismos.

Centro Diagnóstico do Hospital Santa Joana Recife – Foto: Divulgação

Daí em diante, o hospital cresceu ainda mais no reconhecimento. Foi o primeiro do país a receber o certificado ISO:9001:2000 atribuído a um serviço de cardiologia. Também foram certificados o Controle de Infecção Hospitalar, a Multiemergência, a Emergência Coronariana e a UTI do Coração. Em 2012, o HSJR recebeu a certificação da Joint CommissionInternational (JCI) – a mais importante da área hospitalar, com recertificações em 2015 e em 2019. “Receber, pela terceira vez, a certificação JCI é um endosso inequívoco à excelência dos nossos serviços, reconhecendo a dedicação de nossos profissionais e reafirmando a qualidade que oferecemos para nossos pacientes”, afirma Alberto Cherpak, diretor executivo do Santa Joana Recife.

Essas, no entanto, seriam apenas as primeiras conquistas que marcaram a história do HSJR. O marco mesmo veio em 2016, quando a instituição realizou a primeira cirurgia robótica de Pernambuco, com o robô Da Vinci, o Si HD. No mesmo ano, implantou um centro de robótica, o primeiro passo para a consolidação do hospital como referência no treinamento e na capacitação da classe médica das regiões Norte e Nordeste nessa tecnologia. Em 2015, o complexo hospitalar Santa Joana Recife passou a integrar o UnitedHealthGroup Brasil, recebendo novos investimentos em tecnologia, estrutura e novos serviços.  Para o presidente do grupo, Claudio Lottenberg, foi uma grande conquista. “São 40 anos de existência e 40 anos de permanente avanço dentro dos processos da melhoria da assistência à saúde. Temos muito orgulho do Santa Joana Recife, referência em saúde, não só para o Norte e Nordeste, mas também para todo o Brasil”, comemora.

Hospital Santa Joana Recife – Foto: Divulgação
Hospital Santa Joana Recife – Foto: Divulgação

Logo depois, em meados de 2018, anunciou sua segunda expansão, construindo um novo prédio hospitalar, que vai dobrar o número de leitos nos próximos dois anos, passando dos atuais 160 para mais de 300. Assim, a nova torre abrigará o mais moderno centro cirúrgico das regiões Nordeste e Norte. Sem falar na conquista de lançar, este ano, o Centro de Obesidade e Diabetes, com equipe especializada e atendimento multidisciplinar, renovando seu compromisso em expandir núcleos de excelência em tratamento de condições clínicas especiais.

Leitos do Hospital Santa Joana Recife – Foto: Divulgação

*Conteúdo patrocinado