Malas Prontas

Vai viajar? Conheça apps que ajudam a medir a mala de mão

A Anac determinou novas regras para bagagem de mão - Foto: Reprodução
Os aplicativos ajudam os passageiros a medir as dimensões da bagagem de mão de acordo com as novas regras da Anac

Começaram a valer, no início deste mês, no Recife, as novas regras da bagagem de mão, implantadas pelas Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Agora, os passageiros das companhias aéreas terão que ficar mais atentos para seguir o padrão imposto pela instituição: a mala tem que medir até 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade – incluindo alça, bolsos e rodinhas – e peso máximo de 10 kg.

Caso a norma seja descumprida, o usuário terá que pagar uma taxa, que varia de R$ 59 a R$220, para despachar a bagagem.Para evitar surpresas na hora do embarque, o Site Roberta Jungmann listou quatro aplicativos, gratuitos e disponíveis para iOS e Android, que poderão ajudar a verificar o tamanho da bagagem através de ferramentas de realidade aumentada. Vale a pena conferir:

Latam

Aplicativo Latam – Foto: Reprodução

No app desenvolvido pela companhia aéra Latam também é possível verificar se a bagagem estaá dentro dos padrões exigidos. Para ter acesso a função, é preciso selecionar o menu “mais”.

Kayak e Momondo

Os aplicativos Kayak e Momondo – Foto: Reprodução

Por terem sido desenvolvidos pela mesma emprensa, os aplicativos possuem características bem parecidas e são bem intuitivos. Logo na página inicial, é possível acessar o serviço de realidade aumentada na opção “meça sua mala”. Daí, é só apontar a câmera para a bagagem e esperar que o que app escaneia a imagem.

Logo na página inicial, você pode acessar o serviço de realidade aumentada na opção “Meça sua mala”. O modelo é pouco intuitivo e não funcionou bem nas primeiras tentativas. Como pedia para chegar mais perto para escanear a parte de cima e os lados da mala, fui movendo o celular em volta dela, o que fez com que o aplicativo acabasse escaneando também pedaços do chão e do ambiente e indicando que minha bagagem era maior que o permitido.

KLM

Aplicativo KLM – Foto: Reprodução

O aplicativo da companhia KLM, de todos que listamos, é o menos intuitivo para medir as dimensões da bagagem. Primeiro que o serviço de realidade aumentada é liberado apenas para quem tem passagens compradas pela empresa. Se este não for seu caso, dá para usar o serviço seguindo outro caminho: entre na página da KLM no facebook e inicie uma conversa pelo messenger. A partir daí, clique na opção “planeje e reserve” e depois selecione “controle de bagagem de mão RA” e uma mala virtual será criada. Depois é só escanear o objeto com a câmera do celular.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar