Acontece

Nínive Caldas apresenta a nova edição do Cine PE

Nínive Caldas - Foto: Felipe Souto Maior/Divulgação
Há 23 anos, o festival era comandado pela jornalista Graça Araújo

A 23º edição do Cine PE será adiada. Em coletiva, na manhã desta quinta-feira (16), os organizadores anunciaram que, em função das mudanças na Lei Federal de Inventivo à Cultura, o festival será realizado de 29 de julho a 4 de agosto, no Cinema São Luiz. “Esse adiamento não é uma notícia agradável, mas não é por isso que vamos deixar de fazer o evento. A Lei Rouanet estava travada, por causa de uma reformulação. As mudanças não nos causaram impacto, mas pela demora nós só conseguimos lançar nosso projeto recentemente. Por isso, ainda precisamos vencer todas as etapas burocráticas para conseguir captar juntos às empresas apoiadoras”, explicou a produtora Sandra Bertini, idealizadora e diretora do evento.

Coletiva Cine PE 2019 – Foto: Felipe Souto Maior/Divulgação

Em 2019, quem apresenta o Cine PE é a atriz pernambucana Nínive Caldas. Durante 23 anos, o festival era apresentado pela saudosa jornalista Graça Araújo, que faleceu em setembro do ano passado após passar mal na academia. Esta será a primeira vez que o evento não será comandado pela veterana.

Ao todo, foram 892 filmes inscritos para as mostras competitivas. Entre os selecionados, estão seis longas-metragens, sete curtas pernambucanos e 19 curtas nacionais, vindos de estados como São Paulo, Maranhão e Paraná. Fora da competição, serão exibidos o documentário “Frei Damião – O Santo do Nordeste”, da diretora pernambucana Derby Brennand, e o curta de ficção “Parto sim!”, da também pernambucana Kátia Mesel.