Acontece

Chico Buarque é o primeiro músico a vencer o Prêmio Camões

Chico Buarque - Foto: Divulgação
O compositor foi agraciado na terça-feira (21)

O compositor Chico Buarque foi homenageado, na terça-feira (21), com o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa. Aliás, esta é a primeira vez que um músico é agraciado com o troféu. Um verdadeiro reconhecimento pela obra completa do autor. Chico, um dos maiores nomes da MPB, foi eleito por unanimidade pelo júri composto pelos portugueses Clara Rowland e Manuel Frias Martins. E também pelos brasileiros Antonio Cícero Correia Lima e Antônio Carlos Hohlfeldt. Além da angolana Ana Paula Tavares e pelo moçambicano Nataniel Ngmane.

O júri destacou o “caráter multifacetado” do trabalho de Chico, enquanto afirmavam que a escolha aconteceu tanto pela qualidade da obra do compositor quanto por sua “contribuição para a formação cultural de diferentes gerações” em vários países de língua portuguesa. “Seu trabalho atravessou fronteiras e mantém-se como uma referência fundamental da cultura do mundo contemporâneo”, ressaltou em nota.

O peso literário das composições de Chico Buarque também foi destacado. “Evidente que esse prêmio é um reconhecimento pela poesia dele nas letras de música, que também são literárias, não só pelos livros. São poemas. Grandes poemas. A música ‘Construção’, por exemplo, é um poema até raro de se fazer”, afirmou o escritor Antonio Cicero, ao jornal “Folha de S.Paulo”.

Chico Buarque – Foto: Divulgação

Chico Buarque

Francisco Buarque de Holanda nasceu em 19 de junho de 1944, no Rio de Janeiro. Começou sua carreira musical na década de 60 e se tornou um dos maiores compositores brasileiros. Em 1967, escreveu sua primeira peça de teatro, “Roda Viva”. Posteriormente, em 1991, publicou seu primeiro romance, “Estorvo”.

O sucesso como escritor rendeu ao artista dois prêmios Jabuti, a premiação literária mais importante do Brasil, de melhor livro do ano, por “Budapeste”, em 2006, e “Leite Derramado”, em 2010. Já “Estorvo” ganhou na categoria melhor romance. Seu último livro, “O Irmão Alemão”, foi publicado em 2014.

Prêmio Camões

O Prêmio Camões foi criado em 1988 pelo Brasil e por Portugal, com o objetivo de distinguir um autor “cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento do patrimônio literário e cultural da língua comum”. Assim, ao longo de sua história, a distinção já homenageou 13 escritores brasileiros.

O brasileiro agraciado mais recentemente foi Raduan Nassar, em 2016. No ano passado, o cabo-verdiano Germano Almeida, autor de “A ilha fantástica” e “Os dois irmãos”, foi o vencedor do prêmio. Aliás, ao ganhar o prêmio, Chico receberá também 100 mil euros.