Acontece

Sem convite, Bansky performa durante Bienal de Veneza

Banksy - Foto: Reprodução
Artista criou instalação em que critica o turismo de massa

Sem convite, o artista Bansky resolveu fazer uma surpresa na Bienal de Veneza, mostra de arte que ocorre na cidade italiana desde 1895. Em sua conta no Instagram, ele postou um vídeo que mostra um homem, de cachecol e chapéu — que pode ser ele próprio ou mesmo alguém de sua equipe —, montando a instalação de uma banca de quadros na Piazza de San Marco, uma das praças mais conhecidas de Itália.

O pintura revela um enorme navio no canal de Veneza, rodeado de homens em gôndolas quase a caírem à água. A obra critica os problemas que grandes navios causam à cidade ao atracarem nas docas e a sobre-exploração do turismo, explicaou a BBC. Ao lado dos quadros o artista se senta para ler um jornal à espera de possíveis clientes.

Ao final do vídeo a polícia municipal aparece pedindo para que ele saia, caso não tenha autorização. Sendo assim o misterioso pintor vai embora, expulso com suas pinturas.

“Estabelecendo minha banca na Bienal de Veneza. Apesar de ser o maior e mais prestigiado evento de arte do mundo, por alguma razão nunca fui convidado”, escreveu Banksy na legenda da publicação.