Malas Prontas

Do Recife para o Chile: saiba o que fazer no país

Chile - Foto: Divulgação

O primeiro voo direto ligando o Recife a Santiago, no Chile, tem data para acontecer: no dia 6 de julho. A data marca o início do período de férias de inverno no hemisfério sul e as passagens já estão abertas para compra, pela Gol Linhas Aéreas. Os voos regulares serão aos sábados, funcionando, aliás, como uma importante porta de entrada de visitantes para Pernambuco. No voo de estreia, a decolagem está prevista para 20h50 no Recife, chegando às 2h20 em Santiago. O voo de retorno deixa o Chile às 14h35, desembarcando em Pernambuco às 21h45.

Mas o que podemos fazer no Chile? Será que no mês que eu vou é período de chuva no Chile? Será que tem neve nas montanhas? São meses de alta ou baixa temporada na cidade? No caso do Chile, essas perguntas fazem ainda mais sentindo, afinal muita gente visita o país com o intuito de conhecer Santiago, mas também esquiar, pegar praia, ver neve ou mesmo visitar as vinícolas.

Ainda existem dúvidas sobre quais os melhores pontos turísticos, quanto tempo ficar em cada um deles e qual período ir. Pensando nisso, preparamos algumas dicas valiosas para você aproveitar cada momento. Confira:

O clima no Chile

O Chile está localizado no hemisfério sul e as estações do ano são correspondentes às do Brasil. Uma característica do país é que, devido sua grande extensão norte-sul, são muitos micro-climas por lá. Na região Norte, próximo ao Deserto do Atacama, é semi-árido, com pouquíssima ocorrência de chuva. Na região Central e Sudeste do Chile, o clima é temperado, com estações do ano bem definidas. Já no extremo sul, na Patagônia chilena, as temperaturas caem consideravelmente. Na Ilha da Páscoa, o clima é subtropical, com temperaturas agradáveis durante todo o ano.

Melhor época para visitar Santiago
Santiago – Foto: Divulgação

Santiago, localizado na região central do Chile, apresenta as quatro estações bem definidas. É quente no verão e frio durante o inverno. No verão, de dezembro a março, as temperaturas em Santiago variam entre 16ºC e 35ºC. Já no inverno, durante os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas ficam entre 0ºC e 13ºC. O inverno também conta com bastante chuva em Santiago.

Para quem deseja visitar os parques de Santiago, as melhores épocas são na primavera e no verão. Durante o inverno, apesar de raramente nevar em Santiago, o frio é intenso, principalmente para os padrões brasileiros. Mas o inverno é época ideal para quem deseja explorar o entorno da cidade e aproveitar para esquiar no Chile, principalmente nas estações do Valle Nevado.

Melhor época para visitar Viña del Mar e Valparaíso
Vina del mar – Foto: Reprodução

Para aqueles que desejam visitar o Chile para conhecer Viña del Mar e Valparaíso, duas cidades com praias próximas a Santiago, as melhores épocas são a primavera e o verão. Elas são litorâneas e no período de calor ficam mais movimentadas, ideal para quem deseja conhecer as praias do Pacífico. Além disso, passear pelos cerros de Valparaíso ou pelas ruas florias de Viña del Mar, é melhor quando o clima está ameno. Já no inverno, é impossível entrar no mar por causa da temperatura. Mas caso você queira apenas curtir a vista e passear pelas cidades, não existem restrições.

Melhor época para apreciar a neve
Valle Nevado – Foto: Reprodução

Os amantes do esqui com certeza querem ver bastante neve! A melhor época para isto, no Chile, é no inverno, claro. A estação vai de meados de junho a meados de setembro. Mas, em alguns anos, as estações de esqui abrem a temporada antes. Tudo depende do clima e se há neve ou não. Já aconteceram casos de em abril as estações já estarem abertas para a prática de esporte.

Mas como não é bom contar com a sorte, vale a pena planejar a viagem para o período oficial da temporada de esqui, ou ficar de olho na previsão do tempo no país. As principais estações de esqui são o Valle Nevado e Portillo. E guarde esta dica valiosa: por ser uma atividade de grande risco, nunca deixe de contratar um seguro de viagem internacional.

Melhor época para ir no Deserto do Atacama
Deserto do Atacama – Foto: Reprodução

O Deserto do Atacama tem uma vantagem e tanto: pode ser visitado durante o ano todo! As chuvas por lá são raras e o Atacama é considerado o deserto mais seco do mundo. A amplitude térmica é bem grande. Durante o inverno, as temperaturas são amenas durante o dia e as noites são muito frias. Já durante o verão, os dias são bem quentes e as noites relativamente frias. Mas se for para pensar uma época mais agradável para visitar a região, a primavera, de setembro a dezembro, e o outono, de março a junho, são ótimos períodos para passeios.

Quem quiser visitar o Atacama no inverno, deve levar roupas quentinhas para as noites frias. Já aqueles que quiserem viajar durante o verão, pode se preparar para altas temperaturas durante o dia!

Melhor época para visitar a Patagônia chilena
Torres del Paine, Patagônia Chilena – Foto: Reprodução

A Patagônia chilena tem duas estações bem definidas: o verão, com sol, mas um vento intenso; e o inverno, com muito frio e neve. Nestas duas épocas, a paisagem por lá muda bastante, então o roteiro de viagem deve ser bem planejado. No verão (de dezembro a março), os dias são longos. O sol nasce às 4h e se põe às 23h. As temperaturas ficam em torno dos 13ºC a 20ºC. Mas devido aos fortes ventos, que chegam a 120km/h, a sensação térmica pode ser mais baixa. Este período, inclusive, é o mais indicado para quem deseja fazer caminhadas e observar a paisagem, a fauna e a flora.

No inverno, os dias são curtos. O sol nasce às 9h e se põe às 17h, e as mínimas atingem os 0ºC. A paisagem é toda tomada pela neve. E, apesar da beleza, nem todos os passeios são possíveis. Alguns hotéis, inclusive, ficam fechados neste período. O outono é uma estação mais chuvosa e as temperaturas vão caindo gradualmente. A paisagem, claro, muda bastante, dando sinais que o inverno está chegando. Na primavera, a neve some gradualmente e assim a paisagem recupera a cor. Em resumo: o verão é a alta temporada na Patagônia chilena e em outubro a paisagem começa a se transformar e é possível fazer passeios.

Melhor época para visitar vinícolas no Chile
Viña Concha y Toro – Foto: Reprodução

Para os amantes do vinho, as vinícolas do Chile podem ser um passeio incrível. O período ideal para quem deseja aprender mais sobre os vinhos chilenos e ver os parreirais carregados de uva é o verão, de dezembro a março. A paisagem fica ainda mais bonita e é um convite para um passeio de bicicleta ou um piquenique no meio das plantações.

Já para quem quer ver de perto a colheita, o período ideal é nos meses de março e abril. Mas independente da época do ano, as vinícolas estão sempre aberas e é possível ver de perto as plantações de uvas, como os vinhos são produzidos e, claro, degustar bastante.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar