Acontece São João

São João de Caruaru reuniu multidão no primeiro dia de festa

Elba manteve a tradição de abrir o São João de Caruaru e já confirmou presença no próximo ano (Crédito: Janaina Pepeu)
A festa que começou neste sábado (1º), segue até o dia 29 de junho com muitas atrações

“Quem nunca foi já ouviu falar. Se você for vai gostar”. É a letra da música “Capital  do Forró”, do Trio Nordestino, talvez a que mais bem represente o São João de Caruaru. A  abertura dos festejos neste sábado (1º) mostrou o motivo de tantos elogios. Uma multidão se aglomerou no  Pátio de Eventos para acompanhar os shows Orquestra de Pífanos de Caruaru & Maestro  Mozart Veira, com seus 120 integrantes, da cantora Elba Ramalho, nome que já virou  tradição na abertura e do cantor Mano Walter, queridinho pela turma jovem. O abre foi feito por volta das 20h pela  prefeita Raquel Lyra, só depois a festa começou a tomar forma, com a abertura dos  diversos polos que passa pelo repente, de quadrilha e até o tradicional pé-de-serra.

O tradicional momento do corte da fita do São João – (Crédito: Bruno Brandão)
O tradicional momento do corte da fita do São João – (Crédito: Bruno Brandão)
Raquel Lyra entre o marido, Fernando Lucena e o pai, João Lyra (Foto: Jorge Farias)
Raquel Lyra ladeada das irmãs Nara e Paula , além da mãe, Mércia Lyra (Crédito: Jorge Farias)

Raquel Lyra chegou acompanhada para o tradicional corte da fita do pai, o ex-governador  João Lyra, da mãe Mércia Lyra, do marido, Fernando Lucena e dos filhos. Alguns  secretários também participaram do cortejo que passeou por toda a Estação Ferroviária e contou com pernas de pau, bacamartes e danças, até  chegar ao camarote oficial da Prefeitura. Com poucos nomes políticos, muita gente da sociedade caruaruense fez questão de prestigiar o espaço. Do alto era possível  observar a multidão que se formou no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga para conferir os  shows da noite.

A Orquestra de Pífanos do Maestro Mozart Vieira foi a primeira atração da noite – (Crédito: Fred Pontes)
O festival de Quadrilhas atrai muita gente durante o São João (Crédito: Fred Pontes)
Quadrilha é algo que não pode faltar e tem um polo exclusivo na festa (Crédito: Fred Pontes)
A multidão que marcou presença na noite de abertura (Foto: Fred Pontes)

Em conversa com a prefeita, ela fez um convite para que todos possam conhecer a festa,  além de ressaltar seus números. “É o terceiro São João da nossa gestão. A cada ano é sempre uma emoção, estamos sempre nos reinventando, não só profissionalizando nessa festa  que gera tanto emprego, mas reinventando como podemos receber nosso turista. São vinte  polos descentralizados, doze apenas na zona rural, além do Monte Bom Jesus que se tornou  mais um polo. As feiras estão preparadas para receber os nossos turistas, posso dizer que  a festa está ainda mais bonita”, disse. Vale lembrar que todo o visual deste ano foi  feito pelo renomado e talentoso xilogravurista J. Borges, as estampas do mestre estão espalhadas por diversos pontos da festa.

Detalhe do look usado por Elba no show – (Crédito: Bruno Brandão)
Elba dançou agarradinha e faz caras e bocas com o fã (Crédito: Fred Pontes)
(Crédito: Fred Pontes)
(Crédito: Fred Pontes)

A Orquestra de Pífanos de Caruaru & Maestro Mozart Veira abriu o palco principal, que fez  diversas homenagens, entre elas a Luiz Gonzaga e a Elba Ramalho, que completa 40 anos de carreira neste ano. E foi ela que subiu ao palco como segunda atração da noite. Cantou, com direito a um show pirotécnico ao som da música “Olha pro céu”, chamou um fã para dançar em cima do palco e distribuiu muita simpatia e energia que só ela tem. Ao final do show, recebeu a visita da prefeita Raquel Lyra, que confirmou sua presença para a abertura na edição 2020 do São João, momento que foi bastante comemorado por Elba. “Graças a Deus, você é da pesada”, brincou a paraibana com a prefeita após receber o convite. “São João sem você na abertura não é São João”, retribuiu Raquel.

Elba ao lado da prefeita e do marido nos bastidores – (Crédito: Bruno Brandão)
Elba com as crianças nos bastidores – (Crédito: Bruno Brandão)
O bonito encontro de Elba e Raquel no camarim – (Crédito: Bruno Brandão)

Logo em seguida, foi a vez do cantor Mano Walter. Com estilo vaqueiro, ele segurou o público e fez muita gente dançar. Mas a emoção foi quando ele cantou a música “Jenifer”, uma homenagem para o cantor Gabriel Diniz, que faleceu no último dia 27, vítima de um acidente de avião, e que se apresentaria no São João de Caruaru no dia 7 de junho. Mano Walter não segurou as lágrimas e foi bastante aplaudido neste momento. Homenagens a GD, como era conhecido, não vão faltar nesta edição da festa.

O cantor Mano Walter foi a última atração da noite (Foto: Fred Pontes)
Mano Walter não segurou as lagrimas na homenagem que fez para Gabriel Diniz – (Crédito: Fred Pontes)

Confira alguns convidados do camarote:

 

A expectativa da Prefeitura é dobrar os números de 2018 que recebeu mais 2 milhões de pessoas, resultando em mais de 97% de ocupação da rede hoteleira da cidade durante os principais dia do evento. Cerca de 6 mil empregos (diretos e indiretos) foram gerados e a movimentação da economia local girou em torno de 200 milhões. Se depender da animação, da organização e da programação a estimativa deverá ser concretizada.

Leia mais:
Alok, Bell Marques e Mioto entre as atrações do São João de Caruaru
Saiba todos os detalhes da abertura do São João de Caruaru