Acontece

Antônio Campos toma posse como presidente da Fundaj

Antônio Campos, Fernando Bezerra Coelho, Ana Arraes e Abraham Weintraub - Foto: Divulgação
A cerimônia aconteceu na tarde desta terça (4), em Brasília

O escritor Antônio Campos tomou posse, nesta terça (4), no Ministério da Educação, em Brasília, como presidente da Fundação Joaquim Nabuco. A sua mãe, vice-presidente do TCU, Ana Arraes, estava presente prestigiando o momento, além do senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo no Senado. A cerimônia foi comandada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Ao assumir a presidência, Antônio Campos lembrou do seu pai, o escritor Maximiano Campos. Durante anos, trabalhou na Instituição e foi um dos responsáveis pelo grande acervo que a Fundaj tem nos dias atuais. “Aos 70 anos, vamos rejuvenescer a Fundaj com muito trabalho e foco”, disse ele.

Antônio Campos tomou posse nesta terça (4) – Foto: Divulgação
A nova gestão

Exercendo a advocacia desde 1991, Antônio Campos, 50 anos, foi conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele é filho do escritor Maximiano Campos, que durante anos trabalhou na Fundaj e é um dos responsáveis pelo grande acervo que a instituição tem nos dias atuais.

Em agosto do ano passado, a Fundação Joaquim Nabuco prestou uma homenagem ao escritor Maximiano Campos, durante a passagem de 20 anos de seu falecimento. Uma placa registrando a data foi afixada no Edifício Paulo Guerra, no campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, ao lado da placa do seu irmão, o ensaísta, jornalista e escritor Renato Campos. A cerimônia fez parte das celebrações dos 70 anos da Fundaj.

Segundo Antônio Campos, a sua gestão será pautada pelo diálogo com os servidores, o fortalecimento da Fundaj como instituição de pesquisa e cultura e, também, na formação técnica e em mestrado de profissionais. Em seu plano de trabalho estão a parceria com o Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a contribuição para o ano de Desenvolvimento do Nordeste, em parceria com a Sudene e outros órgãos da região e ampliando parcerias internacionais.