Acontece

Ministro da Educação diz que Pernambuco é o farol do Nordeste

Antônio Campos, Abraham Weintraub e Fernando Bezerra Coelho - Foto: José Britto
A declaração exclusiva ao site foi feita por Abraham Weintraub durante a posse festiva do novo presidente da Fundaj, Antônio Campos

Por: Roberta Jungmann

O presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, e o diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, prestigiaram, no final da tarde desta segunda-feira (17), a posse festiva do escritor e advogado Antônio Campos como novo presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A cerimônia, que ocorreu com o auditório da instituição superlotado, contou com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Auditório da Fundaj estava super lotado durante a posse festiva de Antônio Campos – Foto: José Britto

Em entrevista exclusiva à titular deste site, Weintraub falou que já tinha visitado Pernambuco várias vezes e exaltou o pólo médico do nosso Estado, que considerou um dos melhores do País, e também o Porto Digital. Afirmou ainda que liberou verbas da ordem de R$ 5, 7 milhões para Petrolina. Durante o discurso na posse festiva de Campos, citou Camões e pregou e unidade para que haja o crescimento do País. O ministro ainda visitou a cinemateca e voltou para Brasília ainda nesta na noite desta segunda.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub – Foto: José Britto

A tarde contou também com a presença de vários nomes conhecidos como Lia de Itamaracá, dom Fernando Saburido e Margarida Cantarelli. A mesa, inclusive, foi composta pelo senador Fernando Bezerra Coelho e pela vice-presidente do TCU, Ana Arraes.

A mesa foi composta pelo senador Fernando Bezerra Coelho e pela vice-presidente do TCU, Ana Arraes – Foto: José Britto

Após a apresentação formal de Antônio Campos, o escritor discursou citando a mãe, Ana Arraes, e o irmão Eduardo Campos. “Gilberto Freyre me ensinou que presente, passado e futuro estão entrelaçados. Andei quando criança com meu pai Maximiliano Campos pelas salas desta casa. A Fundaj é um presente com seu trabalho de pesquisa cultura e memória”, proferiu.

Antônio Campos durante posse festiva como presidente da Fundaj – Foto: José Britto

Entre os demais nomes, anotados o ex-ministro Armando Monteiro Neto, Frederico Pernambucano de Melo, Fátima Quintas, a consulesa Maria Könning, Luizinho Cardos Ayres. Confira alguns cliques da tarde:

Posse Formal

Vale lembrar que Antônio Campos tomou posse, formalmente no último dia 4 no gabinete do ministro da Educação, em Brasília. Relembre a posse formal de Campos clicando aqui.