Acontece

Baco Exu do Blues leva prêmio em Cannes, superando Beyoncé e Jay-Z

Cena do clipe "Bluesman" - Foto: Divulgação
Com a produção "Blesman", rapper baiano conquista um dos maiores prêmios do mercado publicitário

Por Sofia Alves

O rapper baiano Baco Exu do Blues fez história no Festival Cannes Lions. Com o curta-metragem “Bluesman”, o cantor conquistou o mais importante prêmio (Gran Prix) na categoria Entertainment for Music. O clipe, fruto de uma parceria entre a Coala Festival, a agência AKQA São Paulo, a produtora Stink Films e o selo 999, faz uma reflexão sobre uma realidade vivida pela população negra no Brasil.

Com uma narrativa que percorre três músicas de seu novo álbum, o vídeo busca romper com o esteriótipo da participação de negros em produções audiovisuais brasileiras. Assim, o protagonista do clipe é Kelson Succi, morador do Complexo do Alemão. Douglas Bernardt, diretor de cena do curta, se mostrou muito animado com a premiação. “Ganhar esse prêmio mostra que ainda existe a chance de se criar excelentes conteúdos em formatos diferentes do “publicitário padrão”. O que mais importa, na verdade, é intenção e criatividade”, afirmou à imprensa.

Ainda em êxtase, Baco comemorou. “A primeira coisa que pensei quando soube da notícia foi sobre a importância disso para o rap nacional. Ver o rap brasileiro chegando, disputando com o rap estrangeiro e ganhando espaço entre eles é muito impactante”, afirmou em nota oficial. “Além disso, o fato de um filme com um discurso negro, com todo elenco negro e que retrata a fragilidade e a força negra conseguir conquistar um prêmio desse tamanho sendo rap brasileiro é muito doido”.

Baco Exu do Blues – Foto: Reprodução/Instagram

 

Além de Baco Exu do Blues, outra produção foi premiada na categoria. O manifesto “This is America”, de Childish Gambino, que já havia recebido o Grammy 2019 de melhor canção do ano. Assim como “Bluesman”, a música norte-americana retrata a realidade negra, com uma crítica mais severa e direta ao racismo.