Acontece

Símbolo da luta contra a ditadura, morre Elzita Santa Cruz

Elzita Santa Cruz se tornou símbolo da luta contra a ditadura militar - Foto: Wagner Ramos/Arquivo Folha
Elzita se tornou símbolo da luta contra a ditadura militar

Dona Elzita Santa Cruz faleceu na manhã desta terça-feira (25) aos 105 anos. Mãe do pernambucano Fernando Santa Cruz, desaparecido desde 23 de fevereiro de 1974, durante o regime militar, ela  se tornou símbolo da resistência e da luta por informações sobre mortos e desaparecidos pela ditadura. O velório ocorre nesta terça, a partir das 13h, na Câmara Municipal de Olinda e o sepultamento na quarta (26), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Leia Mais

Jornalista Rubens Ewald Filho morre aos 74 anos

Jornalista Clóvis Rossi morre aos 76 anos

A informação da morte foi confirmada pelo presidente nacional da OAB, Marcelo Santa Cruz, um dos filhos de dona Elzita. “Comunicamos que acaba de falecer minha querida mãe, Elzita Santa Cruz, deixou um exemplo de vida aos 105 anos. Dizia Dom Hélder Câmara, para ter uma vida longa era preciso ter uma boa causa para lutar”, disse Marcelo.

O governador de Pernambuco Paulo Câmara também publicou nota de pesar pelo falecimento de Elzita. “É com pesar que recebi a notícia do falecimento de dona Elzita Santa Cruz. Quero prestar minha solidariedade à família e aos amigos dessa mulher guerreira, em especial ao seu filho Marcelo e ao seu neto Felipe Santa Cruz. Dona Elzita foi incansável na busca por direitos humanos e justiça para seu filho Fernando e para outras vítimas da ditadura. A sua dedicação a essas causas seguirá nos inspirando”.