Acontece

“Democracia em Vertigem” está na lista de melhores filmes da NYT

A política brasileira é retratada no documentário - Foto: Divulgação
Longa de Petra Costa está entre os oito filmes selecionados pelo jornal americano

O New York Times divulgou, nesta quinta (27), a lista dos melhores filmes de 2019 até o momento. O documentário “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, foi uma das produções selecionadas. De acordo com o jornal americano, o filme “analisa a política brasileira – dois presidentes recentes em desgraça, o atual inclinando ao autoritarismo – a partir do ponto indignado da cineasta Petra Costa”.

Segundo o jornalista e crítico de cinema, Anthony Oliver Scott, o documentário brasileiro é “uma crônica da traição cívica e do abuso de poder, e também da mágoa”. Além disso, trata com uma visão “incrédula, indignada e auto-questionadora”. “Democracia em Vertigem” chegou à Netflix em 19 de junho. Nos Estados Unidos, o documentário está disponível tanto pela internet quanto nas salas de cinema. Com avaliações positivas de diversos críticos de cinema internacionalmente, a produção brasileira é cotada como uma das favoritas ao Óscar de melhor documentário.

Cena do documentário “Democracia em Vertigem” – Foto: Netflix/Reprodução

Em entrevista à Folha, a cineasta falou de sua motivação para criar o longa. “Eu não sabia, antes de começar o filme, que era tão sofrido perder um projeto de país. O trauma e a dor da minha relação com a democracia foram meu guia nesse filme”. “Democracia em Vertigem” narra bastidores de eventos como o impeachment de Dilma Rousseff, além da prisão de Lula e a eleição de Jair Bolsonaro em paralelo à sua história.

Leia Mais

História de Claudinho e Buchecha vai virar filme

Os 10 melhores filmes para curtir o São João em casa

Elaborada pela editora de cinema do jornal estadunidense New York Times, Stephanie Goodman, a lista dos melhores filmes de 2019, até aqui, inclui outras grandes produções. Algumas delas são: “Rolling Thunder Revue”, documentário sobre turnê de Bod Dylan, e “Fora de Série”, dirigido por Olivia Wilde.