À mesa

Dia Mundial do Ceviche: saiba onde celebrar a data no Recife

Chicama - Foto: Bruno de Lima/Divulgação
A data é celebrada nesta sexta-feira (28)

Um prato simples que atravessou séculos e ganhou importância em vários países! Nesta sexta (28), é celebrado o Dia Internacional do Ceviche. Uma iguaria de origem andina que teve o primeiro registro feito há mais de quatro mil anos pelos povos que habitavam o Norte do Peru. País, aliás, que transformou o prato em orgulho nacional e é considerado Patrimônio Cultural.

Apesar de a receita original ter sido aperfeiçoada com o passar dos anos, a base do ceviche é essencialmente a mesma desde a sua criação. Peixe branco de água salgada cru, com suco de alguma fruta cítrica, que acaba cozinhando o peixe por causa do ácido cítrico. Para celebrar a data em grande estilo, separamos alguns restaurantes para que você comemore o dia. Confira:

Chiwake
Chiwake – Foto: Divulgação

A asa comandada pelo chef Biba Fernandes. O Chiwake traz a essência da gastronomia peruana para capital pernambucana, conta com várias opções da iguaria. Para os amantes do prato, o restaurante oferece algumas sugestões, entre elas, o clássico Ceviche de Pescado, o Nazca com cubos de peixe, camarões e polvo marinado no limão com pepino agridoce, tomate-cereja finalizado com tarê, azeite e gergelim. Ceviche de Camarão e o de Lagosta também estão no menu da casa.

Chicama
Chicama – Foto: Bruno de Lima/Divulgação

Já o Chicama, localizado no Cabanga, traz o novo Ceviche Terra Mar, composto por cubos e peixe em crema de ají com picles de beterraba e mix de fava e feijão verde crocante. A casa além do Nikkei, Tradicional, Pescado, Camarão. Há também opção para os adeptos ao vegetarianismo, tanto o Chiwake quanto Chicama trazem o Ceviche Vegano que é composto por banana da terra em cubos, cenoura em fios e moyashi marinados em crema de ají. Também acompanha batata doce, chips de banana, folhas verdes e favas crocantes.

Nikko
Nikko – Foto: Divulgação

O Nikko, em Boa Viagem, viaja pela sua gastronomia fusion, trazendo referências de várias partes do mundo. O ceviche servido na casa é uma das opções de entrada, disponíveis no cardápio do rodízio (R$ 96,90). O prato traz um mix de frutos do mar marinado, servido com suco cítrico.

Cacimba
Cacimba – Foto: Divulgação

Saindo do continente e partindo para o arquipélago de Fernando de Noronha, no restaurante Cacimba, comandado pelo chef Auricélio Romão, a receita peruana é um das mais elogiadas da ilha. Temperado na medida certa e com acidez perfeita, o peixe fresco chega a desmanchar na boca de quem prova (R$ 68,88). O prato acompanha chips de batata doce.

Ponte Nova
Ponte Nova – Foto: Divulgação

O restaurante Ponte Nova, localizado nas Graças, também tem ceviche no cardápio. Para celebrar a data, o chef Joca Pontes sugere o Cê Vixe. A opção é uma entrada da casa composta de lâminas de pescado marinadas no limão com gaspachos de tomates verdes, castanha de caju, agrião e chips de banana verde.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar