Moda

Vida longa: saiba como cuidar das suas joias

Pingente - Foto: Paulo Higor/Divulgação
É preciso ter atenção com fatores externos

Joias têm validade para a vida toda, mas é importante ter alguns cuidados para manter a boa conservação. É preciso ter atenção com fatores externos, como sol e água que podem alterar a aparência da joia. Na hora de guardar também existem maneiras para ajudar a manter o aspecto brilhante da peça, evitando o degaste do mau armazenamento.

Pulseiras e colares de pérola, por exemplo, não devem ser molhados, pois a umidade enfraquece o fio de seda. “As pérolas e madrepérolas ganham brilho se friccionadas levemente com azeite de oliva ou óleo de amêndoas”, recomenda Cris Lemos, designer da CiS Joias. Também é importante evitar o contato com perfumes, cremes ou filtros solares porque eles podem danificar as pedras naturais. A areia da praia é outro item que pode causar danos às joias. Por isso, é melhor mantê-las distantes para evitar possíveis arranhões.

Anel – Foto: Paulo Higor/Divulgação

Outra dica é evitar lavar as mãos ou tomar banho usando joias, pois o sabonete deixa uma película sobre a superfície das pedras, dando-lhes aparência opaca. Já para realizar o transporte das peças, uma caixinha aveludada pode evitar possíveis amassos ou riscos. Na hora de armazenar as joias opte por locais arejados. Atenção especial às pérolas, esmeraldas e madrepérolas que precisam respirar e não combinam com locais úmidos ou secos demais.

Por fim, Cris Lemos aconselha guardar as peças individualmente evitando que elas sejam arranhadas. “Vale usar um pedaço de pano macio, de preferência 100% algodão, para lustrar a joia deixando-a livre de qualquer tipo de resíduo, a exemplo da maquiagem, oleosidade da pele, sal e cloro”, explica.

Brinco – Foto: Paulo Higor/Divulgação

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar