Acontece

Eriberto de Queiroz Marques morre aos 76 anos

Eriberto de Queiroz - Foto: Reprodução
Ele será cremado no cemitério Morada da Paz

Fundador do Serviço de Quimioterapia de Pernambuco (Sequipe) e do Centro de Oncologia de Caruaru (CEOC), o médico Eriberto de Queiroz Marques faleceu na tarde de domingo (30). Ele foi vítima de um infarto. O velório acontece na manhã desta segunda-feira (1º), no cemitério Morada da Paz, e será cremado às 15h.

A vida de Eriberto

Eriberto é filho de José Marques e Estelita de Queiroz Marques. Nasceu no dia 25 de março de 1944, na cidade de Pesqueira, agreste de Pernambuco. Ele foi casado e deixou quatro filhos: Eriberto Júnior, Felipe José, Arthur e Davi. Na sua cidade, estudou no Colégio Cristo Rei. Logo depois, em 1970, se formou em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Posteriormente, fez pós-graduação pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Eriberto também fez pós nos Estados Unidos e na França.

Em 1987, o médico fundou o Serviço de Quimioterapia de Pernambuco (SEQUIPE). Ele foi pioneiro no Estado como clínica oncológica de iniciativa privada para atendimento ambulatorial. O local ocupa a 50ª posição entre as maiores empresas contribuintes do ISS. O SEQUIPE oferece tratamento humanizado e, além do oncologista, todos os pacientes recebem atendimento de outros profissionais, dentre eles, psicólogos, enfermeiros e fisioterapeutas.

Sequipe – Foto: Reprodução
Caruaru

Em 1993, fundou o Centro de Oncologia de Caruaru (CEOC). De 1998 até 2003 assumiu o cargo de superintendente do Hospital do Câncer de Pernambuco. Também já foi vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco. Integra a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e é membro titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia.
Eriberto implantou a radioterapia no Agreste, com o objetivo de que o hospital ofereça um tratamento integral ao paciente com câncer. Além de desenvolver pesquisas para obtenção de novas drogas mais eficazes para tratar as patologias em sua área de atuação.

Além da atuação na área médica, seguindo a vocação do pai, Eriberto cultiva o amor pelo campo, desenvolve atividades agropecuárias e destaca-se como um dos maiores produtores de leite da região do agreste. Na função de agropecuarista, empenha-se na melhoria genética da raça de animais Girolando, utilizando tecnologias modernas, inseminação artificial e transferência de embriões.

Pelo seu desempenho na área social e científica, recebeu vários títulos e comendas, entre eles os títulos de Cidadão do Recife, Caruaru e Sanharó e Orgulho Pernambuco.