Acontece

Eduardo Monteiro recebe homenagem na Fenearte 2019

O presidente do grupo EQM, Eduardo Monteiro, a diretora de marketing da Folha de Pernambuco, Joanna Costa, a primeira-dama do Estado, Ana Luiza, e o governador Paulo Câmara - Foto: José Britto/FolhaPE
Maior Feira de Artesanato da América Latina foi aberta nesta quarta (3)
O presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, está entre os nomes agraciados com a Medalha de Honra ao Mérito do Artesanato de Pernambuco. A homenagem se deu pelo incentivo e apoio à cadeia produtiva do Estado, promovendo a melhoria na qualidade dos processos, produtos e serviços. Aliás, a abertura da maior mostra de artesanato da América Latina, a Fenearte, aconteceu na tarde desta quarta (3), no pavilhão do Cecon. O abre contou com a presença do governador Paulo Câmara, que estava ao lado da primeira-dama do Estado, Ana Luiza.
A primeira-dama do Recife, Cristina Mello, e o prefeito Geraldo Julio – Foto: José Britto/FolhaPE
Quando chegou, o governador conferiu os estandes iniciais, que ficam do lado de fora da feira. Logo depois, ele deu seu tradicional discurso. “É uma feira que se consolidou. A cada ano cresce mais. Na nossa 20ª edição, estamos homenageando a ciranda, uma tradição aqui de Pernambuco, através de Lia de Itamaracá, Dona Duda e Baracho, que está sendo representado pela Dona Biu”, disse Paulo Câmara.
“Então, a gente fica muito satisfeito de saber que a cada ano, mesmo com dificuldades, a gente consegue promover a maior feira de artesanato da América do Sul. Ao mesmo tempo, todo ano crescendo mais. Com mais representantes, mais estados participantes, mais países e o que há de mais importante: a nossa cultura muito presente. Todas as etapas da Fenearte, os salões, tem a riqueza de Pernambuco, dos estados e do Brasil”, concluiu o governador.
Abre da Fenearte 2019 – Foto: José Britto/FolhaPE
As homenageadas da Fenearte 2019 – Foto: José Britto/FolhaPE
Na comitiva, estavam as primeira-damas de Alagoas, Renata Calheiros, do Mato Grosso, Virgínia Mendes, e da Paraíba, Ana Maria Sales Lins, ao lado do governador João Azevedo. Elas vieram conferir o modelo exitoso da Fenearte e outras ações do Programa do Artesanato de Pernambuco.
O abre foi bastante prestigiado
Também acompanharam o abre Renata Campos, a vice-governadora Luciana Santos e o prefeito Geraldo Julio com Cristina Mello. Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Rabelo, de Turismo do Estado, Rodrigo Novaes, de Imprensa do Estado, Eduardo Machado, de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça, de Desenvolvimento Social, Sileno Guedes, de Educação, Fred Amâncio, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluísio Lessa, e o secretário de Imprensa do Recife, Alexandre Gabriel, foram anotados.
O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, e a vice-governadora, Luciana Santos – Foto: José Britto/FolhaPE
O presidente da Fundação de Cultura do Recife, Diego Rocha, a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, e a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça – Foto: José Britto/Folhape

Posteriormente, o governador Paulo Câmara e Ana Luiza fizeram questão de cumprimentar os 64 mestres artesãos pernambucanos que ficam reunidos no abre-alas do evento. Nomes conhecidos também prestigiaram a solenidade oficial: Geralda Farias, Margarida Cantarelli, Cecília Brennand, Vanja Campos, Luiza Nogueira, Marta Lima, Ricardo e Bruna Pessoa de Queiroz e Ione Costa, entre outros. Confira os cliques: