Malas Prontas

10 dicas para planejar sua viagem nas férias de julho

Dicas para planejar sua viagem com antecedência - Foto: Divulgação
Conheça alguns aplicativos que podem ajudar na hora do planejamento

Julho é conhecido por ser o mês de férias escolares e alta temporada para realizar viagens. Segundo a Organização Mundial de Turismo, o interesse cultural, natureza e gastronomia são os principais motivos na hora de planejar o roteiro de férias, seja sozinho ou com a família. Mas, muitas vezes, a falta de tempo é um impedimento na hora de programar as viagens com antecedência.

Aproveitando os benefícios da tecnologia, separamos 10 dicas para facilitar o planejamento das férias e curtir as viagens ao máximo.

1) Para saber o que levar na mala, ou qual a melhor época do ano para visitar algum lugar específico, é importante checar a previsão do tempo no destino final. Já é possível encontrar diferentes apps disponíveis para essa função.

2) Para os que optam por uma viagem de carro, os apps para checar como está o trânsito nas principais rodovias são a melhor pedida. Além deles, descobrir qual local mais próximo de você tem o melhor custo-benefício para abastecer o veículo também é muito importante.

3) Para curtir a cultura local, ao decidir seu destino, é possível usar algumas plataformas para checar quais os melhores restaurantes e bares na região.

4) Em caso de viagens de avião, os transtornos com documentação e bagagem são muito comuns. Apps e as próprias plataformas das companhias aéreas informam quais documentos são aceitos e necessários, assim como a regra de quantidade e medida das bagagens. Uma boa ideia é anotar as informações gerais para evitar transtornos na hora do embarque.

5) Outra dica para economizar tempo no aeroporto é realizar o check-in online. Isso pode ser feito, de forma antecipada, pelo site ou app.

6) Para não correr o risco de perder os registros dos melhores momentos da viagem, não esqueça de levar adaptadores de tomadas e carregadores portáteis para notebooks, câmeras e celulares.

7) Dependendo do local escolhido e da duração da viagem, o ideal é levar, na mala de mão, medicamentos para uso básico ou kit de primeiros socorros.

8) Não fique à mercê de cartões. É sempre muito útil e importante levar uma quantia em dinheiro. Muitos lugares podem exigir apenas pagamento em cédula.

9) Se o percurso da viagem for longo, não deixe de levar dispositivos para leitura de e-books, ou livros e revistas para se distrair. Em caso de passeios com crianças, leve tablets e smartphones para descontração.

10) Não deixe para sair de casa encima da hora. Além do perigo de causar um acidente, por causa da pressa, a probabilidade de perder o voo é grande. Aplicativos de motorista particular são muito úteis, tanto por acabar com a necessidade do passageiro de deixar o carro no estacionamento do aeroporto – e pagar uma fortuna – como por apresentar o tempo de percurso estimado. Muitas vezes, também, o preço da corrida nestes aplicativos é inferior ao de um táxi convencional.

Aplicativos úteis na hora de viajar

Além das plataformas e apps das próprias companhias aéreas, outras boas opções são:

Momondo – buscadora de passagens aéreas e possui ferramenta que utiliza realidade aumentada para analisar as dimensões da sua bagagem. A partir da câmera do celular, o aplicativo informa quais os limites das companhias aéreas e se sua bagagem está de acordo com eles.

Skyscanner – ferramenta que analisa as ofertas de passagens aéreas em diferentes sites e companhias. Informa o preço em cada data e em qual plataforma comprar por este valor.

Uber ou 99 – aplicativos de motorista particular.

Voom – (São Paulo e Cidade do México) plataforma de reserva de voos de helicóptero compartilhado on-demand, que permite o agendamento com até 90 dias de antecedência e com valores até 80% menores que as empresas de táxi aéreo tradicionais.

Trivago – a partir da data, localidade e comodidades escolhidas, a ferramenta analisa o preço de diversas hospedagens ofertadas por diferentes sites.

Airbnb – plataforma de aluguel por temporada, de casas e apartamentos, direto com o proprietário.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar