Acontece

Antônio Campos será uma das estrelas da 17ª edição da Flip

Antônio Campos será uma das estrelas da 17ª edição da FLIP - Foto: Divulgação
O presidente da Fundaj comandará uma palestra na Festa Literária Internacional de Paraty

Por: Pedro Oliveira

O presidente da Fundaj, Antônio Campos, será estrela, nesta sexta-feira (12), da 17ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro. Na Casa Gastromar, o escritor e acadêmico da Academia Pernambucana de Letras (APL), comandará, às 19h30, a palestra “Um olhar sobre o contemporâneo na era da hipermodernidade”.

Festa Literária Internacional de Paraty 2018 – Foto: Divulgação

Antônio Campos, inclusive, vai aproveitar sua passagem pelo estado, para, no domingo (14), às 15h30, autografar a terceira edição revista e ampliada do seu livro “Diálogos no Mundo Contemporâneo, por uma Cultura de Paz”, no Observatório do Museu do Amanhã, na capital carioca. Vale lembrar que a obra, reconhecida internacionalmente, foi lançada em 2011 durante exposição da pintora Cristina Oiticica, na sede da ONU, em Nova Iorque. Após os autógrafos, haverá um sarau com o projeto Corujâo da Poesia.

Em 2019, Antônio Campos proferiu, na APL, uma palestra sobre o mesmo tema. “Vivemos num mundo em que assistimos o avanço do conflito. Um mundo de hiperindividualismo, hiperconsumismo, hiperconectividade e assistimos, paradoxalmente, a diminuição do humano e mais solidão e menos convivência na era da comunicação. Sobre esses temas e outros do contemporâneo, com base em alguns pensadores, faço uma reflexão, sempre lembrando que o diálogo e a tolerância são as chaves principais para se enfrentar esse contemporâneo complexo, desorientado e que nos desafia”, disse o presidente da Fundaj.

Terceira edição da revista “Diálogos no Mundo Contemporâneo, por uma Cultura de Paz” – Foto: Divulgação
Lançamentos

A ensaísta e escritora Walnice Nogueira Galvão será a responsável pelo abre da programação do festival na Casa Paratodxs, que ocorre de quarta (10) a domingo (14). Na festa, ela lança, às 19h, seu livro “No Calor da Hora”, publicado pela Cepe Editora. Entres os demais lançamentos: Vácuos, primeiro livro editado no Brasil do poeta moçambicano revelação Mbate Pedro, e o poema vencedor do Prêmio Cepe de Literatura “Talvez Precisemos de Um Nome Para Isso”, da escritora e tradutora Stephanie Borges.