Acontece

Instagram lança funções contra comentários ofensivos e bullying

Instagram - Foto: Divulgação
As redes sociais podem ser um ambiente hostil para muitas pessoas

As redes sociais podem ser um ambiente hostil para muitas pessoas. O cenário pode ser propício a algumas condutas ruins, como o bullying. Pensando nisto, o Instagram anunciou, na segunda (8), novas funções para o seu aplicativo. As ferramentas visam impedir que muitos comentários maldosos sejam feitos.

Segundo o Instagram, toda a experiência de uso da rede está sendo repensada para continuar agindo contra o bullying virtual. Entre as novidades, o “alerta de comentário”. O recurso notificará usuários quando seus comentários tiverem algum possível tom ofensivo. Nestes casos, aparecerá a mensagem “Tem certeza que quer publicar isso?” antes mesmo que seja publicada.

Ainda de acordo com o Instagram, o alerta de comentário já começou a ser implementado e teve um certo resultado positivo em seus primeiros testes. A iniciativa agiu como um convite à reflexão, incentivando que os usuários desfizessem os comentários ofensivos.

Outra ferramenta é o recurso “Restringir”. Caso alguém restrinja outro perfil da rede social, que esteja praticando bullying, por exemplo, os comentários deste perfil só serão vistos por ele mesmo. A opção, aliás, é como um bloqueio e promete um controle maior de interações indesejadas. Quando a pessoa estiver restrita, ela também não terá como saber quando o usuário que a restringiu estiver no Instagram. Inclusive, isto é válido também para as “DMs”. Perfis que forem restritos não verão quando a pessoa tiver lido suas mensagens diretas.