Acontece

Rainha Elizabeth II se prepara para abdicar ao trono

Rainha Elizabeth II - Foto: Divulgação
A intenção é que Elizabeth não perca o título de 'Rainha'

A rainha Elizabeth II pretende conclamar uma lei de 1937. De acordo com o jornal inglês Daily Mail, ela vai abdicar ao trono quando completar 95 anos, ou seja, em 2021. A intenção é que Elizabeth não perca o título de ‘Rainha’, mas que Charles seja nomeado Rei Regente, responsável por todas as funções e atribuições esperadas do dono da coroa britânica.

Aos 93 anos, completados no último mês de abril, a rainha então ficaria em seu cargo por pouco mais de um ano. Já o príncipe Charles, com 70 anos, iria se tornar Rei quando estivesse com 72. Filipe, o Duque de Edimburgo, marido de Elizabeth, 98 anos, receberia o título de “Guardião da Rainha”. A última vez que um monarca inglês renunciou por incapacidade, foi em 1810, durante o reinado de George III. O rei renunciou a favor do seu filho mais velho, George IV, já que estava mentalmente perturbado.

Rainha Elizabeth II – Foto: Divulgação
A rainha

Nascida em 21 de abril de 1926, Elizabeth era a terceira na linha de sucessão ao trono depois de seu tio Eduardo, Príncipe de Gales, e seu pai, Jorge VI. Não era esperado que ela se tornasse rainha já que o Príncipe de Gales ainda era jovem e muitos presumiam que ele se casaria e teria filhos.

Elizabeth II é a rainha do Reino Unido e mais de 15 nações independentes. Além de ser chefe da Commonwealth formada por 53 estados que foram colônias britânicas. Ela também é Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e, em alguns de seus reinos, possui ainda o título de Defensora da Fé.

Após a morte de Jorge V, Eduardo foi coroado e Elizabeth ficou em segunda na linha de sucessão, logo após seu pai. Mais tarde no mesmo ano, Eduardo abdicou após a sua proposta de casamento com Wallis Simpson ter causado uma crise constitucional. Assim, o Duque de Iorque tornou-se rei com o nome de Jorge VI e Isabel tornou-se a herdeira presuntiva.