Acontece

Fundador do PT, Chico de Oliveira morre aos 86 anos

Chico de Oliveira - Foto: Divulgação
A informação foi divulgada pelo colega e também sociólogo Ruy Braga

O sociólogo recifense radicado em São Paulo, Chico de Oliveira, faleceu na manhã desta quarta-feira (10). A informação foi divulgada pelo colega e também sociólogo Ruy Braga, nas redes sociais. “Chico de Oliveira nos deixou essa madrugada. Semana passada visitei-o no hospital e ele pareceu-me animado e falante. Combinamos uma conversa pra essa semana sobre o novo projeto do Cenedic. Infelizmente, esse papo não acontecerá. Quanta tristeza. Que perda”, postou ele.

O velório de Chico de Oliveira acontecerá no salão nobre do prédio administrativo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP a partir das 17:00.

Chico de Oliveira nos deixou essa madrugada. Semana passada visitei-o no hospital e ele pareceu-me animado e falante….

Posted by Ruy Braga on Wednesday, July 10, 2019

Quem foi Chico de Oliveira?

Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira nasceu em 1933, no Recife. Ele foi formado em Ciências Sociais e trabalhou na Sudene, com Celso Furtado. Com o golpe militar de 1964, Chico passou dois meses preso. Posteriormente, se mudou para o Rio de Janeiro.

O sociólogo era professor titular aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Foi agraciado com o Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Humanas, pelo livro Crítica à razão dualista/O ornitorrinco, publicado pela editora Boitempo. Seu último livro, “Brasil: Uma Biografia Não Autorizada”, é uma coletânea que traz textos inéditos e artigos publicados nos anos recentes.

Chico também foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Compôs a primeira Diretoria Executiva da Fundação Wilson Pinheiro, instituída pelo PT em 1981, antecessora da Fundação Perseu Abramo.

Em 2003, ele rompeu com o PT por conta de divergências com algumas posturas “reformistas” adotadas por Lula em seu primeiro mandato. Posteriormente, se filiou ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). Seguiu bastante crítico aos governos petistas, mas reconheceu que o partido “cumpriu uma missão” e que a prisão do ex-presidente “tem forte caráter político”.

O sociólogo também recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também pelo instituto de Economia da UFRJ. E emm 2010, da Universidade Federal da Paraíba. Desde 2008, era professor emérito da FFLCH-USP.