Acontece

Bolsonaro se refere a governadores do Nordeste como “Paraíbas”

Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Divulgação
Após vídeo vazado, os governadores dos nove estados lançam carta de repúdio contra a ação do presidente

O presidente Jair Bolsonaro participou, na sexta-feira (19), de um café da manhã com jornalistas estrangeiros. O evento estava sendo gravado pela TV Brasil, que faz a cobertura e transmissão de ocasiões oficiais. Sem saber que seu áudio estava aberto, Bolsonaro se referiu aos governadores do Nordeste, em diálogo com o ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni, como “Paraíbas”. “Daqueles governadores de Paraíba, o pior é o do Maranhão. Tem que ter nada com esse cara”, disse o presidente.

Leia Mais

STF suspende investigações contra Flávio Bolsonaro

Bolsonaro diz que vai rever taxa de acesso a Noronha

Após o vídeo ser compartilhado na internet, o governador do Maranhão, Flávio Dino, respondeu ao que descreveu como perseguição. “Independentemente de suas opiniões pessoais, o presidente da República não pode determinar perseguição contra um ente da Federação”. “Seja o Maranhão ou a Paraíba ou qualquer outro Estado. ‘Não tem que ter nada para esse cara’ é uma orientação administrativa gravemente ilegal”, argumentou.

Por meio de seu Twitter, João Azevêdo, governador da Paraíba, também comentou as declarações do presidente. Ele afirmou que condena “toda e qualquer postura que venha ferir os princípios básicos da unidade federativa e as relações institucionais deles decorrentes”.

“A Paraíba e seu povo, assim como o Maranhão e os demais estados brasileiros, existem e precisam da atenção do Governo Federal independentemente das diferenças políticas existentes. Estaremos, neste sentido, sempre dispostos a manter as bases das relações institucionais junto aos entes federativos, vigilantes à garantia de tudo aquilo a que tem direito. Pelo seu povo. E pela sua história”, escreveu.

Questionada sobre a declaração, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que não irá comentar.

Nota de repúdio dos governadores do Nordeste

Em nota, os governadores do Nordeste afirmaram receber a declaração de Bolsonaro “com espanto e profunda indignação”. Eles ainda dizem que “em respeito à Constituição e à democracia”, buscam manter produtiva relação institucional com o Governo Federal.

“Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população. Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”, disse a nota.