Acontece

Eduardo Monteiro recebe homenagem nos 70 anos da Fundaj

O presidente do grupo EQM, Eduardo Monteiro, ladeado pelo presidente do PSL, Luciano Bivar, e o presidente da Fundaj, Antonio Campos - Foto: Arthur Mota/FolhaPE
A data também celebrou os 40 anos do Museu do Homem do Nordeste

O presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, foi agraciado, na tarde deste domingo (21), no jardim do Museu do Homem do Nordeste, com a medalha Joaquim Nabuco durante o início das comemorações dos 70 anos da Fundaj e dos 40 anos do MUHNE. A cerimônia foi comandada pelo presidente da instituição, Antônio Campos. O assessor especial do MEC, Wanderley Soares, compareceu representando o ministro da Educação, Abraham Weintraub, que está curtindo um período de curtas férias.

O assessor especial do MEC, Wanderley Soares, representando o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e Antonio Campos – Foto: Arthur Mota/FolhaPE

Aliás, o secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto, que cumpria agenda no FIG, fez questão de ir ao evento para representar o avô, patrono da Fundaj. O bisneto de Joaquim Nabuco, Pedro Nabuco, também estava presente na cerimônia.

A banda da Polícia Militar começou a solenidade com o Hino Nacional. Logo depois, Antônio Campos abriu oficialmente o evento. “Há um profundo significado nesta reunião, nesta tarde. Cada um de nós sabe da importância de cumprir 70 anos. É mais do que um número. Representa a totalidade de uma vida. Um ciclo completo. Aos 70 anos, a Fundação vai rejuvenescer e vai ter um novo papel no cenário pernambucano e brasileiro”, enfatizou o presidente da Fundaj.

Banda da Polícia Militar – Foto: Arthur Mota/FolhaPE
O presidente da Fundaj, Antonio Campos – Foto: Arthur Mota/FolhaPE

Após a declaração, a entrega das medalhas começaram. Primeiro, foi entrega a Medalha Gilberto Freyre. Além de personalidades e museólogos, museus que deram origem ao Museu Homem do Nordeste também foram agraciados, como o Museu de Arte Popular, Museu de Antropologia e Museu do Açúcar. Já a Medalha Joaquim Nabuco, receberam nomes como Hélio Siqueira, o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros e Lia de Itamaracá.

O presidente do grupo EQM, Eduardo Monteiro, sendo agraciado – Foto: Arthur Mota/FolhaPE
Lia de Itamaracá também foi agraciada- Foto: Arthur Mota/FolhaPE

Ao final da cerimônia, os presentes foram convidados para um coquetel na Fundaj. Um bolo, assinado pelo buffet Andrea Guerra, celebrando a nova da Fundação e do Museu foi cortado para todos comemorarem a data. Entre os homenageados e os que prestigiaram a solenidade, o presidente do TJPE, Adalberto de Oliveira, o presidente do PSL, Luciano Bivar, o ex-governador Joaquim Francisco, Maria do Céu, o general Freire Gomes e Carlos Augusto Lira.

O corte do bolo – Foto: Arthur Mota/FolhaPE
Bolo da Fundaj e do MUHNE – Foto: Arthur Mota/FolhaPE