Acontece

Fundaj inicia comemorações dos 70 anos da instituição

Sônia Freyre, presidente da Fundação Gilberto Freyre; Pedro Nabuco, neto de Joaquim Nabuco; E o presidente da Fundaj, Antônio Campos. Foto: Reprodução.
Teve também comemoração dos 40 anos do Museu do Homem do Nordeste, entrega de selos Gilberto Freyre e Joaquim Nabuco, além de abertura de exposições e entrega de medalhas.

O presidente da Fundaj, Antônio Campos, deu início, na manhã deste domingo (21), às comemorações dos 70 anos da instituição e dos 40 anos de Museu do Homem do Nordeste. Durante a manhã, teve entrega dos selos Gilberto Freyre e Joaquim Nabuco, patrono da instituição. Às 16 horas, o evento seguiu com abertura de exposições, entrega de medalhas e cortes do bolo, no campus Casa Forte. Inclusive, o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, será, às 17h, um dos agraciados com a medalha Joaquim Nabuco, nos jardins do museu do homem do Nordeste.

Celebração dos 70 anos da Fundaj – Foto: Divulgação

Em seu discurso de abertura, Antônio Campos parabenizou a instituição pelos seus 70 anos. “A casa Joaquim Nabuco se renova e se abre para uma nova página. Esse legado que estamos presenciando é tanto de Gilberto quanto de Nabuco. Que eles nos inspirem e nos levem para um caminho bom, do bem. Com esse farol conseguiremos transformar para melhor o Brasil”, disse o presidente.

Antônio Campos – Foto: Divulgação.

Entre os dez homenageados estavam a família Joaquim Nabuco, representada pelo bisneto Pedro Nabuco, que fez questão de enfatizar que o local representa muito para a sua família. Também foi homenageada Sônia Freyre, a presidente da Fundação Gilberto Freyre, em seu discurso Sônia falou sobre a importância cultural e histórica da Fundaj. “Gilberto estava inspiradíssimo quando resolveu fundar um instituto de pesquisa para homenagear Nabuco. A Fundação continua em pé e trabalhando bastante para fazer o bem ao nosso país. Vamos adiante, vamos para frente. E veremos vários resultados com essa nova gestão”, disse Sônia.

Antônio Campos e Sônia Freyre – Foto: Divulgação.

Estavam presentes durante a cerimônia a coordenadora-geral do Instituto Ricardo Brennand, Nara Galvão, o diretor da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP), Múcio Aguiar Neto, o diretor da União Brasileira dos Escritores (UBE), Renato Siqueira, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho 6ª Região, Valdir José Silva, a cônsul geral da Alemanha para o Nordeste, Maria Konning, a representante dos consulados em Recife, Kátia Gilaberte, e Verônica Ribeiro, que representou o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Coimbra Patriota.

Leia Mais

Confira a programação completa dos 70 anos da Fundaj

Ainda entre os homenageados estão 50 servidores com mais de 40 anos de casa, artistas e instituições, entre elas a Academia Pernambucana de Letras, o Tribunal de Justiça de Pernambuco e a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Além das famílias de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Fundação, como as famílias Mário Lacerda, Mário Souto maior e Ulysses Pernambuco de Melo.