Acontece

Rui Costa, governador da Bahia, não recepcionará Bolsonaro

O governador da Bahia, Rui Costa, não recepcionará o presidente Jair Bolsonaro - Foto: Divulgação
Em retaliação às palavras de Bolsonaro, Rui Costa não participará da inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), não participará da inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista. O evento, que acontece nesta terça-feira (23), conta com a participação do presidente Jair Bolsonaro. Em retaliação às palavras proferidas pelo Chefe do Executivo Nacional, Rui Costa irá quebrar o protocolo e não recepcionar o presidente.

Leia Mais

FIG 2019 tem viés político contra Jair Bolsonaro

Bolsonaro se refere a governadores do Nordeste como “Paraíbas”

Segundo o governador, a desistência do convite se deu por dois fatores. O primeiro foi o convite a “bolsonaristas”, por parte do Planalto, para o evento. Eram inicialmente cerca de 200 convidados. Passou para 300 na sexta-feira(19), dos quais apenas 70 para o governo da Bahia. Ao longo do fim de semana, o número subiu para 600 convidados. Neste caso, a quantidade reservada ao governo baiano era de 100 convites. Além disso, a declaração de Bolsonaro, que chamou os governadores do Nordeste de “governadores de paraíba”, piorou a relação do presidente com a região.

“A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso”, disse Rui Costa. Em vídeo divulgado pela assessoria de comunicação do Estado da Bahia, o governador afirmou que o Governo Federal confundiu boa vontade com covardia.

“Convidei o Governo Federal a se fazer presente no ato de inauguração, nesta grande festa. Infelizmente, confundiram a boa educação com covardia, e desde então, temos presenciado agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia”, disse Rui Costa. O vice-governador da Bahia, João Leão, e os três senadores do estado também não vão à inauguração. Desde as declarações de Bolsonaro sobre os governadores nordestinos, a inauguração se transformou num mega evento.