Acontece

Manuela D’ávila intermediou conversa entre hacker e Greenwald

Manuela D'ávila intermediou conversa entre hacker e Greenwald - Foto: Reprodução
A ex-deputada (PC do B) disse que não tinha conhecimento da identidade da pessoa que a contatou

Manuela D’ávila confirmou em nota, nesta sexta-feira (26), que intermediou o contato entre um dos suspeitos presos na terça (23) sob suspeita de ter hackeado celulares de autoridades, o Walter Delgatti Filho, e o jornalista Gleen Greenwald, do site The Intercept Brasil. A ex-deputada ainda afirmou não ter conhecimento da identidade da pessoa que entrou em contato com ela, e ofereceu seu celular para a perícia.

Delgatti Filho afirmou em depoimento à Polícia Federal, que obteve o contato de Greenwald através de Manuela. O teor do depoimento foi revelado nesta sexta pela GloboNews. Manuela ainda disse ter tomado conhecimento da menção ao seu nome pela imprensa. Segundo a nota, em 12 de maio, a ex-deputada foi comunicada pelo aplicativo de mensagens “Telegram de que seu dispositivo havia sido invadido no estado da Virgínia (EUA).

Leia mais

Eduardo Bolsonaro foi oficialmente indicado ao cargo de embaixador
Rui Costa, governador da Bahia, não recepcionará Bolsonaro

No comunicado, Manuela explicou como teria acontecido: “Minutos depois, pelo mesmo aplicativo, recebi mensagem de pessoa que, inicialmente, se identificou como alguém inserido na minha lista de contatos para, a seguir, afirmar que não era quem eu supunha que fosse, mas que era alguém que tinha obtido provas de graves atos ilícitos praticados por autoridades brasileiras”.

“Sem se identificar, mas dizendo morar no exterior, afirmou que queria divulgar o material por ele coletado para o bem do país, sem falar ou insinuar que pretendia receber pagamento ou vantagem de qualquer natureza”, afirma a ex-deputada. Manuela ainda contou que achou que o caso se tratava de uma armadilha montada por adversários políticos e que, por isso, repassou o telefone do jornalista investigativo Glenn Greenwald.

Em nota, Manuela reforça que desconhece a identidade da pessoa e se coloca à disposição para ajudar no esclarecimento dos fatos.