Acontece

Críticas ao Governo deram o tom da 2ª noite do Cine PE

A equipe do filme "Abraço" - Foto Felipe Souto Maior/Divulgação
O ator Flávio Bauraqui, que está no elenco do filme "Abraço", fez fala de protesto

A segunda noite do Cine PE 2019 foi marcada pelo alto tom crítico à Jair Bolsonaro. A equipe do filme “Abraço”, que integra da Mostra Competitiva de Longas-Metragens do festival e encerrou as exibições nesta terça-feira (30), subiu ao palco do Cinema São Luiz com discursos de protesto contra o governo federal. Com a sala de projeção lotada, o diretor Deivisson Fiuza disparou: “O Brasil não merece o momento que está vivendo”, arrancando aplausos da plateia.

O diretor do filme “Abraço”, Deivisson Fiuza – Foto: Felipe Souto Maior/Divulgação

O ator Flávio Bauraqui, que compõe o elenco do longa, também prestigiou a noite e complementou o discurso de Fiuza com a fala: “Podem até nos balançar, mas cair, não iremos”, sobre a Educação. Vale ressaltar que “Abraço” remonta uma mobilização que aconteceu em 2008, quando educadores sergipanos das redes municipal e estadual de ensino se uniram em defesa da manutenção da Progressão Vertical. Com a mobilização, os profissionais lutavam para evitar a perda dos direitos conquistados.

O Flávio Bauraqui – Foto Felipe Souto Maior/Divulgação

A carioca Rozzi Brasil, diretora do curta “#Procuram-se Mulheres”, soltou no texto de apresentação do seu documentário: “Eu acho muito emblemático que em um momento como esse, em que a Ancine é tão atacada, eu tenha conseguido sair do Rio de Janeiro e chegado em Pernambuco com esse filme. Parece um quebra-cabeças divino”.

A carioca Rozzi Brasil, diretora do curta “#Procuram-se Mulheres” – Foto: Felipe Souto Maior/Divulgação

Dentro da programação, filmes como “Mulheres de Fogo”, de Vinicius Meireles, também levaram ao público uma provocação sobre o direito à qualidade de vida. “A terra tinha que ser como o sol, vento e chuva. Todos têm o direito”, diz uma das personagens do documentário. O curta acompanha o assentamento Chico Mendes III, onde habitam 55 famílias provenientes dos conflitos que ocorreram entre 2004 e 2008, nas áreas antigamente pertencentes ao Engenho São João.

O público lotou a segunda noite do Cine PE 2019 – Foto: Felipe Souto Maior/Divulgação

Leia Mais

Thaila Ayala acompanha Renato Góes no Cine PE 2019

Muita emoção marcou o abre da 23ª edição do Cine PE

A segunda noite do Cine PE também contou com a exibição do romântico curta pernambucano “Pisciano”, de Alexandre Pitanga, e “Carrero, o Áspero Amável”, de Luci Alcântara. Vale lembrar que o terceiro dia de programação do festiaval, que ocorre nesta quarta-feira (31), terá a exibição dos curtas “Quando a Chuva Vem?” e “Sobre Viver”, ambos na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos, e “Obeso Mórbido”, “Cor de Pele”, “É Difícil te Encontrar”, “A Pedra” e “Apneia” entre os curtas nacionais. O longa-metragem da noite é o carioca “Vidas Descartáveis”, de Alexandre Valenti e Alberto Graça. Clique aqui e confira a programação completa.