Acontece

I.M: Armando Monteiro Filho é homenageado pelo Clube de Engenharia

Eduardo Monteiro e Alexandre Santos, presidente do Clube - Foto: José Britto
A solenidade aconteceu durante as celebrações do centenário do clube

O saudoso ex-ministro e engenheiro Armando Monteiro Filho foi homenageado, na noite desta quinta (1º), durante a celebração dos 100 anos do Clube de Engenharia de Pernambuco, no Teatro Apolo. Quem recebeu a láurea foi o filho de Armando, o presidente do grupo EQM, Eduardo Monteiro. “Nós estamos muito sensibilizados, a família e os amigos, as pessoas que viviam, conheciam e desfrutavam da relação com doutor Armandinho, como era mais conhecido. Temos que estarmos aqui, representando a família. Eu agradeço a Alexandre Santos e ao Clube de Engenharia”, disse Eduardo Monteiro

O presidente do grupo EQM também falou do legado que o seu pai, Armando Monteiro Filho, deixou para a família e amigos. “O grande legado que ele deixa é de tratar as pessoas  com muita civilidade e ser muito firme nos seus princípios. Doutor Armando era uma pessoa de convicções muito firmes. Poucos empresários neste país defenderam o Estado de Direito Democrático como ele defendeu naqueles momentos mais duros, do regime”, concluiu.

Diretor executivo da Folha PE, Paulo Pugliesi, o presidente do grupo EQM, Eduardo Monteiro, diretor operacional da Folha de Pernambuco, Américo Góis, e a editora-chefe da Folha PE, Leusa Santos – Foto: Jose Britto

Cristina Amaral começou a solenidade cantando o Hino Nacional. Logo depois, o presidente do Clube de Engenharia, Alexandre Santos, deu início a cerimônia falando um breve discurso. “Doutor Armando, quando era muito jovem, ele foi secretário do governo Agamenon Magalhães e ele, naquela época, fez a pavimentação do eixo rodoviário de Pernambuco, ligando Recife a Petrolina. Então, podemos dizer que a primeira grande obra de interiorização do desenvolvimento em Pernambuco foi feita a partir de Doutor Armando Monteiro Filho. Por isso, não podemos falar de engenharia sem citar ele”, disse Alexandre Santos.

Alexandre Santos – Foto: José Britto
Entrega da homenagem a Eduardo Monteiro – Foto: José Britto

Entre os homenageados, estavam a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, o presidente do CREA, Alexandre de Alencar Carvalho, o presidente da Academia Pernambucana de Engenharia, Mário de Oliveira, Maurício Moreira, do Memorial de Engenharia, e a engenheira Manuela Modesto Dantas, representando as laureadas. Ao todo, foram 100 agraciados e 10 homenageados em memória.

A vice-governadora Luciana Santos – Foto: José Britto

“A tradição de luta do Clube, de se posicionar nos momentos difíceis que a gente atravessou neste país se reafirma agora, no centenário, procurando homenagear gerações e gerações que ajudam e ajudaram a desenvolver Pernambuco e o Brasil. E também a defender a democracia, no momento que a gente vive essa ameaça de retrocessos no âmbito democrático. Então, essa combinação é que tá se dando nestes 100 anos”, disse a vice-governadora Luciana Santos, que estava entre os homenageados.

Luciana recebeu a homenagem das mãos de Eduardo Monteiro – Foto: José Britto

Após receber o diploma de láurea da Honra ao Mérito, Eduardo Monteiro fez questão de entregar a homenagem a irmã de Armando Monteiro Filho, Gracita Brennand, que também estava presente no local para prestigiar o grande momento.

Gracita Brennand e Eduardo Monteiro – Foto: José Britto
Bastante prestigiada a homenagem – Foto: José Britto