Acontece

IV Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco acontece em agosto

III EMIPE - Foto: Daniel Pereira/Divulgação
O evento será sediado no Museu do Estado de Pernambuco de 5 a 9 deste mês

O Museu do Estado será palco do IV Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco (EMIPE). O evento, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade/UFPE, acontece entre os dias 5 e 9 de agosto. Esta é uma iniciativa internacional, que reúne diferentes povos indígenas e pesquisadores. Em 2016, o III Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco aconteceu na Terra Indígena Kapinawá (Município de Buíque-PE).

III EMIPE – Foto: Daniel Pereira/Divulgação
III Enconto de Museus Indígenas de Pernambuco – Foto: Divulgação
Leia Mais

Críticas ao Governo deram o tom da 2ª noite do Cine PE

Programação do museu Brant Foundation chama atenção

O IV EMIPE é um evento internacional, criado a partir de uma iniciativa do Departamento de Museologia da UFPE. Junto ao Museu do Estado, com investigadores vinculados ao grupo de pesquisa Patrimônios Locais e Governança, o encontro se baseia no Museu Nacional de História Natural de Paris, vinculado ao IRD (Institut de Recherche Pour le Développemen), da França.

Segundo Renato Athias, professor da UFPE, esta é uma oportunidade de dialogar sobre o patrimônio dos povos indígenas. “Este é um momento para dialogar sobre ações colaborativas e gestão compartilhada de coleções etnográficas e acervos, museologia indígena, autogestão museológica, propriedade intelectual, saberes e conhecimentos tradicionais, políticas públicas museológicas, entre outros temas correlatos ao debate sobre museus e memória indígena”, concluiu ele.

Renato Athias – Foto: Divulgação

Todos podem participar do encontro. Serão realizadas mesas técnicas que proporcionarão um debate para discutir estratégias, as situações particulares dos museus indígenas e suas relações com museus etnográficos. Também será realizada a segunda edição das Oficinas COLAM: “Coleções dos Outros e Memórias de Encontros: Objetos Etnográficos, Plantas e Narrativas”. A oficina acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto. Elas reúnem pesquisadores, antropólogos, museólogos e representantes dos povos Ka’apor (PA), Pankararu (PE), Rankokamekrá (MA), Tremembé (CE) e Tikuna (AM).

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz