Acontece

IV Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco acontece em agosto

III EMIPE - Foto: Daniel Pereira/Divulgação
O evento será sediado no Museu do Estado de Pernambuco de 5 a 9 deste mês

O Museu do Estado será palco do IV Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco (EMIPE). O evento, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade/UFPE, acontece entre os dias 5 e 9 de agosto. Esta é uma iniciativa internacional, que reúne diferentes povos indígenas e pesquisadores. Em 2016, o III Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco aconteceu na Terra Indígena Kapinawá (Município de Buíque-PE).

III EMIPE – Foto: Daniel Pereira/Divulgação
III Enconto de Museus Indígenas de Pernambuco – Foto: Divulgação
Leia Mais

Críticas ao Governo deram o tom da 2ª noite do Cine PE

Programação do museu Brant Foundation chama atenção

O IV EMIPE é um evento internacional, criado a partir de uma iniciativa do Departamento de Museologia da UFPE. Junto ao Museu do Estado, com investigadores vinculados ao grupo de pesquisa Patrimônios Locais e Governança, o encontro se baseia no Museu Nacional de História Natural de Paris, vinculado ao IRD (Institut de Recherche Pour le Développemen), da França.

Segundo Renato Athias, professor da UFPE, esta é uma oportunidade de dialogar sobre o patrimônio dos povos indígenas. “Este é um momento para dialogar sobre ações colaborativas e gestão compartilhada de coleções etnográficas e acervos, museologia indígena, autogestão museológica, propriedade intelectual, saberes e conhecimentos tradicionais, políticas públicas museológicas, entre outros temas correlatos ao debate sobre museus e memória indígena”, concluiu ele.

Renato Athias – Foto: Divulgação

Todos podem participar do encontro. Serão realizadas mesas técnicas que proporcionarão um debate para discutir estratégias, as situações particulares dos museus indígenas e suas relações com museus etnográficos. Também será realizada a segunda edição das Oficinas COLAM: “Coleções dos Outros e Memórias de Encontros: Objetos Etnográficos, Plantas e Narrativas”. A oficina acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto. Elas reúnem pesquisadores, antropólogos, museólogos e representantes dos povos Ka’apor (PA), Pankararu (PE), Rankokamekrá (MA), Tremembé (CE) e Tikuna (AM).