Acontece

Ricardo Brennand e Luís Felipe Salomão entre os agraciados do TJPE

Ricardo Brennand e Luís Felipe Salomão - Foto: Divulgação
Ricardo Brennand, Luís Felipe Salomão e Padre Airton entre os agraciados do TJPE

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luís Felipe Salomão, e o comandante do Comando Militar do Nordeste (CMNE), general Freire Gomes serão agraciados com o Grão Colar de Alta Distinção da Medalha Joaquim Nunes Machado, a mais alta comenda do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. A solenidade ocorrerá em celebração aos 197 anos da instituição na terça-feira (13), às 16h, no auditório desembargador Nildo Nery, sede da Esmape.

General Marco Antônio Freire Gomes – Foto: Paullo Allmeida
Luís Felipe Salomão – Foto: Divulgação

Leia Mais

Luiza Brunet será homenageada nos 197 anos do TJPE

Na ocasião,  o desembargador Honório Gomes; o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, e o pastor Paulo Garcia também receberão a medalha, considerada a mais alta comenda do Tribunal. A cerimônia agraciará o presidente do Instituto Ricardo Brennand (IRB), Ricardo Brennand; o padre Airton Freire e o advogado Júlio Oliveira. Eles receberão a medalha no grau grande oficial. No total, serão 23 reverenciados em quatro categorias. Às 19h, ocorre jantar no Spettus Boa Viagem, fechando as celebrações do dia.

Eriberto Medeiros – Foto: Divulgação
Padre Airton Freire – Foto: Divulgação
Ricardo Brennand – Foto: Jose Britto
Confira a relação dos agraciados com a Medalha Joaquim Nunes Machado:

Grau Grão Colar de Alta Distinção

1. Desembargador HONÓRIO GOMES DO RÊGO FILHO – Tribunal de Justiça de Pernambuco
2. Deputado Estadual JOSÉ ERIBERTO MEDEIROS – Presidente da Alepe
3. Ministro LUÍS FELIPE SALOMÃO – Superior Tribunal de Justiça – STJ
4. General de Exército MARCO ANTÔNIO FREIRE GOMES – Comandante do CMNE
5. Dom PAULO RUIZ GARCIA – Arcebispo da Igreja Episcopal Carismática do Brasil

Grau Grande Oficial

1. JÚLIO ALCINO DE OLIVEIRA NETO – Desembargador Eleitoral do TRE-PE
2. ERNANI VARJAL MEDICIS PINTO – Procurador Geral do Estado de Pernambuco
3. RICARDO COIMBRA DE ALMEIDA BRENNAND – Empresário Presidente do IRB
4. PADRE AIRTON FREIRE – Presidente da Associação Filantrópica “Fundação Terra”

Grau Comendador

1. WELLINGTON GADELHA DE FREITAS – Juiz de Direito Aposentado
2. ANDREYA CHRISTHIANY LINS GOMES – Juíza de Direito (Homenagem Póstuma)
3. CARLOS ROBERTO RIBEIRO DE MORAES – Médico Cardiologista
4. ALÍRIO MORAES DE MELO – Advogado e Desportista

Grau Comendador (Categoria Juízes)

1. CAROLINA DE ALMEIDA PONTES DE MIRANDA  – Juiz de Direito – 1ª Entrância
2. JÚLIO OLNEY TENÓRIO DE GODOY – Juiz de Direito – 2ª Entrância
3. EDINA MARIA BRANDÃO DE BARROS CORREIA – Juiz de Direito – 3ª Entrância
4. SAULO FABIANNE DE MELO – Juiz de Direito – 3ª Entrância

Grau Cavaleiro
1. AMAURY ROCHA VITORINO GOMES – Assessor Jurídico do TJPE
2. CLAUDIONOR GERMANO DA HORA – Artista / Cantor
3. EURICO DE JESUS TELES NETO – Presidente do Grupo OI S/A
4. LUÍZA BOTELHO BRUNET – Atriz, modelo e ativista
5. MARIA EDILAIR MOTA SANTOS – Psicóloga
6. PAULO SIQUEIRA CAMPOS – Notário e Registrador

Confira a programação completa dos 197 anos do TJPE:

Segunda-feira (12/8)

17h – Celebração de Ação de Graças com apresentações musicais do Coral do TJPE e da Orquestra Criança Cidadã e distribuição de 197 rosas coloridas e mensagens do pastor Alexandre Ximenes (Evangélico); do padre Francisco Caetano (Católico); e do desembargador Humberto Vasconcelos (Espírita). Local: Salão dos Passos Perdidos, no 1º andar do Palácio da Justiça.

Terça-feira (13/8)

16 – Solenidade pelos 197 anos do TJPE com a entrega da Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado a personalidades com contribuições ao Judiciário; e a apresentação do Coral do TJPE, da Orquestra Criança Cidadã e da Banda da Polícia Militar. Local: Auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos – Esmape/TJPE.

19h – Jantar por adesão, apresentações culturais e corte de bolo de aniversário. Senhas ao valor de 130 reais com refeição completa e bebidas não alcoólicas. Local: Spettus Boa Viagem. Vendas através da Assessoria de Cerimonial do TJPE ou no restaurante. Informações por e-mail [email protected] ou telefone (81) 3182-0249.

Quarta-feira (14/8)

Solenidade pelos 32 anos da Escola Judicial de Pernambuco. Local: Esmape/TJPE.

14h – Abertura de exposição sobre o jurista Hans Kelsen de Viena.

15h – Palestra “A influência de Kelsen sobre Lourival Vilanova e a Filosofia do Direito na Escola do Recife”, com professor doutor João Maurício Adeodato.

16h – Instalação do Instituto Plenitude para valorização de magistrados e servidores.

17h – Lançamento do livro “Uma visão judicial sobre a mulher em situação de violência”, de coordenação do desembargador Carlos Moraes. Confira o convite AQUI.

17h30 – Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Juiz Aluiz Tenório de Brito a personalidade com contribuição a Academia Jurídica e sociedade.

Quinta-feira (15/8)

10h – Portas Abertas Especial com o espetáculo “Arte e Histórias no Palácio da Justiça”, para 100 estudantes convidados da Rede Pública Municipal de Ensino e público externo. Inscrições através do e-mail [email protected]. Espetáculo com atores Alexandre Sampaio, Déa Cavalcanti, Jair Rocha, Márcia Passos e Ruby Silva; e coordenação de Sônia Bierbard sobre as personagens históricas da Justiça, com visita guiada pela sede do Judiciário. Local: Palácio da Justiça de Pernambuco.

Solenidade pelos 197 anos do TJPE com palestra entrega do Diploma de Honra ao Mérito a Servidores, apresentações culturais e corte de bolo de aniversário. Local: Esmape/TJPE.

15h – Palestra “Comunicação e Motivação”, com o jornalista Márcio Bonfim.

16h – Premiação do Muito Além das Metas.

17h – Entrega de Diploma de Honra ao Mérito a 58 servidores do Poder Judiciário de Pernambuco, apresentação da Quadrilha Junina Lumiar e corte de bolo de aniversário.

Sexta-feira (17/8)

Das 9h às 15h – Balcão de serviços para a população com: orientação jurídica; agendamento de sessões de conciliação de processos para a pauta da Semana Nacional da Conciliação; inscrição para reconhecimento gratuito de união estável; emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito; serviços de saúde com psicólogos, enfermeiros e nutricionistas; distribuição de preservativos; serviços de orientação para o trânsito; panfletagem sobre temas diversos; e serviços de beleza, com corte de barba e cabelo, limpeza de pele e maquiagem. Local: Pátio do Carmo, bairro de Santo Antônio, no Recife.

Domingo (18/8)

7h – 1ª Caminhada e Corrida TJPE Desembargador Odilon de Oliveira Neto. Inscrições até 15 de agosto através do site para público externo; e do Sympla, para magistrados, servidores e terceirizados. Local: Largada em frente ao Palácio da Justiça, com percurso pelos pontos turísticos do Recife Antigo.