Acontece

Caravana de obras sobre o Nordeste chega a Pernambuco

Jonathas de Andrade - Foto: Loiro Cunha/Divulgação
A exposição ficará em três cidades do Estado

A exposição “Caravana Museu do Homem do Nordeste”, do artista Jonathas de Andrade, será inaugurada em no dia 19 de agosto, no SESC Petrolina. A mostra ainda conta com uma visita guiada por ele. A circulação das intalações fotográficas e vídeos criados por Janathas também chega a duas outras cidades do Estado: Garanhuns (em novembro) e Goiana (em março de 2020).

O Peixe – Foto: Jonathas de Andrade

As obras escolhidas para a exposição tratam de questões urgentes para a região. Educação, trabalho, a disputa rural-urbana e uma reflexão sobre a imagem do homem nordestino na atualidade. Pela primeira vez, Jonathas amplia o conceito da obra ao criar um cartaz interativo. O público poderá mexer em moldes de letras e fazer selfies delas mesmas no processo, postando em redes sociais e brincando de montar seu próprio museu.

Segundo ele, existe um interesse pedagógico na exposição, de atuar em parceria com o projeto educativo, e encontrar um público que vá além daquele acostumado a consumir a arte contemporânea e frequentar as galerias.

O Levante – Foto: Jonathas de Andrade

Além de ocupar o Sesc Petrolina, situado no Centro da cidade banhada pelo Rio São Francisco, a “Caravana” se espalha pela cidade com imagens em grandes dimensões dos projetos. Elas podem ser encontradas em espaços como o paredão da orla petrolinense, o mercado turístico e o parque Josepha Coelho.