Cresça com o Google - Foto: Juliana Gomes
Acontece

Cresça com o Google encerra com dicas para jornalistas

O segundo e último dia do evento aconteceu na quarta-feira (14)

O segundo e último dia do Cresça com o Google aconteceu na quarta (14), no Teatro Guararapes. A principal palestra do dia foi “Formação para Jornalistas”, comandada pelo coordenador do Google News Lab, Marco Túlio Pires, e pelo diretor de parcerias do Google Brasil, Henrique Matos. Eles apresentaram um leque de ferramentas, desde a monetização de sites com o AdSense e o AdManager, até o combate às fake news, com conteúdos verificados em ferramentas como o buscador do Google e YouTube.

Confira, abaixo, alguns dos principais recursos citados por eles, que podem ajudar bastante os comunicadores na hora de produzir seu conteúdo:

Cresça com o Google – Foto: Juliana Gomes
Google AdSense

O Google AdSense é um recurso gratuito que permite janelas para anúncios em sites, blogs, revertendo as compras da publicidade para quem gere os veículos. Com ela, é possível ganhar dinheiro com anúncios direcionados pelo Google para o site, através de plugins que podem ser encontrados em plataformas como Wix, WordPress, entre outros.

Google AdManager

Similar ao AdSense, o AdManager traz uma experiência de maior controle sobre qual tipo de propaganda aparecerá no site. Com ela, é possível filtrar se um anúncio de banco ou de um concorrente irá ser veiculado ou não.

Subscribe For Google

Com o Subscribe For Google é possível assinar conteúdos pagos de sites e portais em poucos cliques. Dados já utilizados no Google Pay serão utilizados para um pagamento mais rápido e continuidade na leitura.

Busca avançada

O recurso principal do Google pode ser usado de uma maneira mais refinada. Com a utilização de aspas, símbolo de subtração ou dois pontos, é possível dizer com exatidão que termo você quer que apareça nas buscas. Um exemplo: São Paulo tem o mesmo nome tanto para a cidade quanto para o estado. Se você quiser fazer uma busca específica apenas para cidade, é só digitar “São Paulo -estado”, e aí o Google mostrará resultados apenas para a cidade.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que permite o publicador ver quais assuntos estão sendo mais procurados no momento. Através dela, é possível pautar e escolher quais temas serão prioridade para produção, ou o que o público demanda naquele período.

Google Maps e Earth

Através do Maps e do Earth, é possível incorporar locais exatos às publicações, além de utilizar imagens de ruas e locais, traçando comparativos de antes e depois, inclusive. Outro recurso importante para realizar as publicações é o “Wayback Machine” do Google Earth. Com ele, é possível ver as diferentes imagens feitas para o Street View com o passar dos anos, através de uma linha do tempo.

Verifique com o YouTube

Nem sempre um vídeo popular pode ser confiável. Para isso, o Google apresenta alguns recursos dentro do YouTube para verificação. Um exemplo é utilizar o “quadro a quadro” e ver com detalhes o processamento do vídeo. Além disso, é importante ver a quantidade de informações que o canal apresenta, na descrição e em outros locais na tela principal.