Acontece

Ruy Rosado, ministro aposentado do STJ, morre aos 81 anos

O ministro aposentado do STJ, Ruy Rosado - Foto: Jonathan Heckler

O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ruy Rosado, morreu neste sábado (24) aos 81 anos. Ele atuou na corte entre 1994 e 2003 e chegou a presidir a 4ª Turma entre os anos de 1999 e 2001. O ministro do STJ Luís Felipe Salomão afirmou, em entrevista ao consultor jurídico (Conjur), que Rosado deixa um valioso legado para o Direito do Consumidor.

O ministro aposentado do STJ, Ruy Rosado – Foto: Jonathan Heckler

“Além de grande jurista e professor,  foi um dos melhores juízes do Brasil. Não se transviava pelo preconceito, nem se envenenava pela paixão. Suave no trato. O Direito do Consumidor ganhou força graças a ele. Precedentes memoráveis no Tribunal da Cidadania. Vai fazer muita falta”, disse Salomão.

O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – Foto: Reprodução

O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Jones Figueiredo também lamentou a perda irreparável do ministro. “O direito brasileiro está em profundo luto pela perda do ministro Ruy Rosado de Aguiar, falecido neste sábado (24). Extraordinária figura humana, símbolo do magistrado por suas decisões de excelente doutrina e de elevada sensibilidade, era um jurista completo. Reunia sabedoria e humildade. Seu legado é imensurável”, disse ao Site Roberta Jungmann.

O desembargador do TJPE Jones Figueiredo lamentou a morte de Ruy Rosado – Foto: Divulgação
Carreira

Ruy Rosado de Aguiar Júnior nasceu em Iraí, no Rio Grande do Sul, era bacharel em ciências jurídicas e sociais, com pós-graduação em Direito Penal. Ele, inclusive, era mestre em Direito Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O ministro aposentado do STJ, Ruy Rosado – Foto: Cortesia

Foi promotor de Justiça entre 1963 e 1980, ano em que ingressou na magistratura. Rosado atuou no Tribunal de Alçada Civil e depois foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça gaúcho, onde trabalhou de 1985 a 1994. Presidiu o Conselho Estadual dos Juizados Especiais e de Pequenas Causas de 1989 a 1992.

Leia Mais

Ator Kito Junqueira morre aos 71 anos

Ele também foi Corregedor-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul entre 1992 e 1993 e 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em 1994. Assumiu uma cadeira no STJ em 29 de abril de 1994 durante o governo Itamar Franco. Rosado se aposentou do tribunal em 12 de agosto de 2003. Ele também deu aulas de Direito Penal e Direito Constitucional em universidades gaúchas.