Acontece

Alepe homenageia Marcos Vilaça em reunião muito prestigiada

Marcos Vilaça recebe placa em homenagem aos relevantes serviços prestados ao Estado de Pernambuco - Foto: Ed Machado
Diversos nomes da política pernambucana estiveram presentes na noite solene

Marcos Vilaça, um dos pernambucanos mais ilustres, foi homenageado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na noite desta terça-feira (27). Com um auditório lotado, o renomado escritor, professor e figura imortal da Academia Pernambucana de Letras, foi a figura central de uma linda cerimônia, que reuniu o melhor da cultura de Pernambuco. Muitas personalidades do mundo político estiveram presente. Entre elas, claro, o genro de Marcos Vilaça, José Mendonça Filho.

Mendonça Filho, ladeado por sua esposa Taciana e seu filho Vinícius – Foto: Ed Machado

A solenidade teve início com um breve discurso do presidente da Alepe, Eriberto Medeiros. Logo em seguida, a presidência da sessão foi passada à deputada Priscila Krause. Ela, por sua vez, entoou belíssimas palavras ao se referir a Marcos Vilaça. Após a abertura da reunião solene, o deputado Antônio Moraes, idealizador da homenagem, prestou seus agradecimentos.

Priscila Krause e Eriberto Medeiros – Foto: Ed Machado
Priscila Krause preside a reunião solene em homenagem a Marcos Vilaça – Foto: Ed Machado
Discurso do deputado Antônio Moraes – Foto: Ed Machado

Como era de se esperar, a homenagem a Marcos Vilaça, natural de Nazaré da Mata, não podia deixar de trazer o melhor da cultura pernambucana. O ritmo e a festa do Maracatu veio para animar não só o homenageado, como todos aqueles que estiveram presentes na Alepe.

Maracatu cantou uma homenagem à Marcos Vilaça – Foto: Jarbas Araújo/Alepe
Leia Mais

Alepe tornará 2020 ano de Nilo Coelho

Sessão solene marca a celebração dos 70 anos da Fundaj

Chega então o momento mais esperado da noite. Marcos Vilaça toma a palavra e, a princípio, agradece a presença de todos. Ele também faz questão de agradecer a linda homenagem, que fez questão de trazer bens imateriais da cultura pernambucana. Em seu discurso, Vilaça trouxe a importância da Assembleia Legislativa. Vale lembrar que ele iniciou sua vida pública trabalhando na Alepe. Segundo Marcos Vilaça, uma assembleia legislativa não é só voz. “Assembleia legislativa não é voz, é um método. Isso que faz um parlamento grande, porque seus membros tinham um método”, afirmou ele.

Marcos Vilaça discursando – Foto: Ed Machado

Outro momento marcante do discurso de Marcos Vilaça foi quando ele se referiu a Pernambuco. Mas não só ao estado, mas também ao seu amor por ele. “Sou pernambucano e estou a disposição para fazer tudo pela glória de Pernambuco”. Essa foi uma das frases mais aplaudidas de Vilaça. Ele também lembrou que quando estava em Brasília era acusado de ser ‘pernambucanista’. Pois bem, ele afirmou, com muito orgulho, ser ‘pernambucanista’. Isso porque, sem pensar duas vezes, Marcos Vilaça sempre buscou defender Pernambuco onde quer que fosse. Sempre buscou o melhor do estado e nunca se esqueceu de suas raízes. “Não afasto nem um milímetro de ser ‘pernambucanista'”, afirmou ele, ao encerrar seu discurso.

“Não afasto nem um milímetro de ser ‘pernambucanista'”, adirmou Marcos Vilaça – Foto: Ed Machado
Marcos Vilaça recebe placa em homenagem aos relevantes serviços prestados ao Estado de Pernambuco – Foto: Ed Machado

Veja mais alguns cliques da belíssima cerimônia na nossa galeria.