Forever 21 - Foto: Reprodução/Internet
Moda

Forever 21 faz pedido de falência e lojas do Brasil devem fechar

A rede de lojas de roupas lutava para evitar a falência há alguns meses

A rede Forever 21, que chegou ao Recife em 2015, está preparando documentos para entrar com um pedido de falência nos Estados Unidos. Segundo a revista Exame, a empresa deve fechar as lojas no Brasil em breve. De acordo com a publicação, a Forever já buscava novas fontes para levantar capital e estava trabalhando com uma equipe de conselheiros para ajudá-la a revitalizar a empresa. No entanto, segundo uma fonte anônima contou à Bloomberg, as negociações para encontrar novos investidores fracassaram.

A rede de lojas de roupas lutava para evitar a falência há alguns meses após ficar sem caixa para comprar novos produtos e abastecer as prateleiras. Aliás, desde 2016, a rede de lojas atrasa pagamentos a seus fornecedores. Para continuar operando, a companhia precisaria de 150 milhões de dólares.

Forever 21

Ainda de acordo com a Exame, para completar, o fundador Do Won Chang, busca manter o controle sobre a companhia, sem diminuir a sua participação, o que limita as formas de levantar caixa. Além disso, a chegada de novos concorrentes, como a H&M, Target e varejistas online, pressionou a Forever 21 ainda mais. Em 2017, último dado tabelado pela Forbes, a companhia teve vendas de 3,4 bilhões de dólares.

O pedido de recuperação judicial, tratado nos Estados Unidos como um capítulo dentro da legislação que trata sobre a falência, poderia ajudar a companhia a rever seu negócio, fechar lojas ineficientes e levantar caixa. Mas o fechamento de mais lojas pode prejudicar seriamente os estabelecimentos de shopping center, já que a Forever 21 é uma loja âncora e atrai consumidores para os locais.

Forever 21

Aliás, os shopping centers vêm sofrendo bastante com o avanço do comércio eletrônico, principalmente nos Estados Unidos. Isto, inclusive, já levou ao fechamento de milhares de lojas.

Siga RJ nas Redes Sociais

RET RHP 164 Anos