À mesa

Dicas de petisco: saiba onde saborear quitutes além do boteco

Petiscos - Foto: Reprodução/Internet
Existem diversas opções espalhadas pelo Recife que vão além do clássico caldinho e trazem muito sabor à mesa

Petiscos e cerveja formam uma combinação incrível. Mas engana-se quem pensa que apenas em boteco se saboreia um bom tira-gosto. Aliás, existem diversas opções espalhadas pelo Recife que vão além do clássico caldinho e trazem muito sabor à mesa. E como um bom petisco pede sempre uma boa cerveja para acompanhar, o sócio da DeBron Bier, Eduardo Farias, dá dicas de como harmonizar as iguarias.

Pastel

Um dos quitutes mais queridos e amados nas mesas de bar é o pastel. Ele aparece com diversas combinações de recheios inusitados e ganha uma versão especial no Chalé.92. O restaurante, localizado nas Graças, vai além do pastelzinho de carne e queijo. No Chalé, a receita é bem regional e vem recheada com costela no bafo e queijo coalho.

Asinha de frango

Outro petisco que é muito saboreado pelos amantes da comida de boteco é a asinha de frango. Preparada na brasa ou ao molho, diversos restaurantes inovam no preparo. No Motor Burguer, localizado no Empório Reserva do Paiva, a aposta é a asinha temperada com receita especial da casa acompanhada de maionese e molho rosé.

Ostras

Consumida crua ou gratinada, a ostra é a queridinha quando o assunto são petiscos praianos. O Chicama, localizado no Cabanga, tem, como um dos destaques, a ostra gratinada com parmesão e erva.

Frutos do mar

Casquinho de siri, patola de caranguejo, peixe e camarões são exemplos de petiscos indicados para curtir a beira-mar. Com cenário paradisíaco, a Praia do Paiva, que fica a 40km do Recife, pode ser um refúgio, inclusive gastronômico. O Beijupirá, localizado no Empório, traz todas essas opções de petiscos de frutos do mar.

Frios 

Os frios, além de serem ótimas entradas, também são ótimas opções para petiscar. O Ponte Nova, do chef Joca Pontes, disponibiliza em seu menu o “Queijos da Serra & Salame da Onça, composto por queijo brie e morbier Campos da Serra, salame Yaguara cortado na faca, jamon serrano servido com compota de goiaba artesanal e cestinha de pães.

Petisco no cone

Clássico da comida de rua europeia, a comida no cone, ganha um novo point no Recife. A Freetz, localizada no Nova Raiz Bar na galeria Joana D’Arc, traz diversas opções no menu. O delicioso fish n’chips é servido com molho aioli, já a regional croqueta de chambaril é acompanhada de molho especial de wasabi e para os vegetarianos Falafel de feijão verde com molho bravo

Harmonização 

“Quando se fala em petiscos, a pilsen é quase sempre a cerveja mais pedida. No entanto, outros estilos de cervejas artesanais podem harmonizar melhor, deixando a experiência ainda mais saborosa. Peixes, lulas e ostras, por exemplo, harmonizam bem com a Witbier, que, por ser bem cítrica, complementa o sabor dos frutos do mar. Para frituras, como pasteis, coxinhas e bolinhos de bacalhau, a pilsen ou weizen são as mais indicadas. Para carnes e embutidos, e até mesmo com sabores mais intensos e apimentados, as IPAs são mais adequadas”, sugere Eduardo Farias.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar